Sobre o INT
Missão
Promover o desenvolvimento tecnológico sustentável e a inovação por meio de pesquisa e serviços em benefício da sociedade brasileira.
Visão
Exercer protagonismo nacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) é uma instituição comprometida com a inovação. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), atua em pesquisa tecnológica, gerando soluções para problemas que impactam o setor produtivo, com foco na maior competitividade das empresas e no suporte à inovação dos seus processos e produtos. Também contribui para a execução de políticas públicas e em temas estratégicos para o desenvolvimento do País.
Desde sua criação em 1921, o INT possui foco em inovação, com áreas de atuação relacionadas à Tecnologia Química, Tecnologia de Materiais e Engenharias de Produtos e Processos. Por meio de abordagem multidisciplinar, possui competências técnicas organizacionais em Catálise e Biocatálise; Corrosão, Biocorrosão e Degradação de Materiais; Bioprocessamento e Bioprodutos; Engenharia e Ciência de Materiais; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Avaliação de Processos, Produtos e Insumos; Engenharia e Design de Produtos; Manufatura Aditiva; e Tecnologias de Gestão da Produção.
O INT também atua como Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC), contribuindo para a Infraestrutura da Qualidade do país. Realiza ensaios por meio de sua acreditação junto ao Inmetro sob número CRL 0006 e certifica produtos, desde 2001, como organismo de certificação de produtos (OCP 0023).
Com a promulgação da Lei de Inovação, o INT formalizou, em 2006, seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Desde então, o NIT vem liderando as atividades de Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, visando estabelecer a proteção adequada das criações intelectuais geradas na Instituição e sua transferência ao setor produtivo e à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e social do País. Destaca-se também, desde 2011, a atuação do Instituto como Unidade Embrapii, por meio da qual apoia empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores em Tecnologia Química Industrial.
A ampla e moderna infraestrutura laboratorial do Instituto é distribuída por 20 laboratórios e um Centro de Caracterização em Nanotecnologia para Materiais e Catálise (CENANO), que em 2013 foi escolhido para participar da rede SISNANO do MCTI, consolidando a atuação do INT em nanotecnologia. Essa moderna infraestrutura permite o desenvolvimento de projetos de PD&I de alto conteúdo científico e tecnológico.
Os principais setores atendidos pelo INT são: Óleo&Gás, Energia, Saúde, Químico, Petroquímico, Automotivo. O INT ainda possui a atribuição legal de órgão pericial técnico independente para validação de vida útil de bens do ativo imobilizado, avaliação de produtos intermediários e perdas no processo produtivo.