Atualização de Dependentes para Imposto de Renda
Publicado em
31/10/2018 18h09
Atualizado em
13/06/2019 17h00
Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS a atualização das informações referentes aos dependentes no seu benefício, para abatimento do Imposto de Renda.
Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).
Quem pode utilizar esse serviço?
Beneficiário que tenha descontado o valor do Imposto de Renda no seu benefício.
Etapas para realização deste serviço
- Acesse o portal do Meu INSS
- Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “imposto de renda” e selecione o serviço desejado.
- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
- O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
Documentos originais necessários
- Certidão de Casamento/Nascimento de requerente/cônjuge/companheiro (a) e Certidão de Nascimento de filhos até 21 anos;
- Declaração de Imposto de Renda, do Titular, referente ao exercício do ano anterior, para os demais dependentes.
Apenas se for solicitado:
- Procuração ou termo de representação legal;
- Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
Outras informações
Veja alguns serviços do Meu INSS:
- Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
- Extrato de pagamento de benefícios;
- Extrato de empréstimo consignado;
- Extrato para imposto de renda;
- Carta de concessão;
- Consulta declaração de benefício.
Canais de Prestação
Telefone 135
Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store
Ficou alguma dúvida?
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).