Notícias
Atendimento
Solidariedade: INSS leva atendimento a municípios devastados pelas enchentes no Vale do Taquari/RS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está na estrada, desde quarta-feira (13), com uma ação itinerante para levar atendimento aos municípios mais devastados pelos severos temporais causados por um ciclone extratropical. A jornada solidária começou pela cidade de Roca Sales, onde um servidor do INSS permanece até o próximo dia 22, na sede da prefeitura, realizando os serviços de revisão de CTC, agendamento de perícia médica e orientação e informação sobre pensão por morte, recolhimentos de contribuições e emissão de documentos perdidos, como certidão de óbito, certidão de nascimento e RG.
Ainda sob as fortes chuvas que tomam conta de todo o Rio Grande do Sul, a equipe de sete servidores destacada para a missão também atendeu ao apelo da população de Muçum (RS), para onde se deslocou na quinta-feira (14), apesar das condições desfavoráveis nas rodovias. “A nossa presença demonstra que nos importamos e que faremos o possível pelas pessoas. Qualquer risco é menor do que a necessidade dos habitantes do Vale do Taquari em serem atendidos pelo INSS agora. Presenciamos um cenário de guerra, cidadãos sem nada, buscando minimamente sobreviver, muitos idosos traumatizados e machucados... É difícil descrever em palavras”, lamenta a chefe do Serviço de Gerenciamento do Atendimento da Superintendência Regional Sul, Cristina Klaus.
Coordenadora da ação ao lado de Klaus, a gerente-executiva do INSS em Novo Hamburgo, Sinara Schafer. destaca que a autarquia mapeou os benefícios pendentes de análise na região, para que sua conclusão seja priorizada, garantindo a geração de renda para aqueles que tiverem seu direito reconhecido: “Nós do INSS estamos dando todo o suporte que nos compete e percebemos que a grande preocupação do momento é a busca pelos documentos perdidos e por informação. Um alento é ver que a comunidade está bem organizada, com muitas doações, distribuição de alimentos e atendimento médico e psicológico. Apesar de acuadas, com expressão de medo e tristeza, as pessoas estão de cabeça erguida e otimistas para seguir em frente e se recuperarem da tragédia”, conta.
Para a superintendente-regional Sul, Káthia Maria Moreira Braga, “esta iniciativa é o exercício do que o ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, pede que coloquemos em prática: a humanização do atendimento. Afinal, nós somos servidores do seguro social, e não há nada mais humano do que servir ao próximo”, defende ela.
Os servidores do INSS também estão prestando apoio direto às prefeituras e aos assistentes sociais dos municípios da região. A iniciativa conta com o total apoio da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul. Dentro deste esforço conjunto de apoio às vítimas, suas famílias e toda a população afetada pelas condições climáticas adversas, o INSS disponibilizou as instalações da antiga agência em Estrela (RS), hoje desativada, para as operações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Confira nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial}
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
Luis de Nadal / ACSRS