Notícias
102 ANOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Servidores e personalidades são agraciadas com a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves
A importância da Previdência Social para o crescimento brasileiro e o reconhecimento do trabalho das mulheres no sistema previdenciário e na sociedade foram destacados pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves.
A comenda foi entregue a personalidades, servidores públicos e entidades que contribuem ativamente para o fomento da Previdência Social, na noite de quinta-feira (12/12), em Brasília. O evento também deu início às comemorações dos 102 anos da Previdência Social, a serem completados no dia 24 de janeiro de 2025, data também dedicada aos aposentados do Brasil.
O ministro destacou a importância da medalha e a entregou a seis mulheres.
"Essa singela homenagem é apenas um reconhecimento e uma dívida que a nação brasileira tem com brasileiros e brasileiras que hoje recebem essa medalha representando esse Brasil profundo, essa amada pátria que nós somos filhos e que precisamos e devemos honrá-la a cada dia", disse o ministro.
No discurso de abertura o ministro destacou os avanços ocorridos na Previdência nos últimos dois anos. Entre eles a humanização no atendimento com a abertura e modernização de Agências da Previdência Social (APS) e o combate a fraude.
"É preciso humanizar o atendimento ao cidadão. Não adianta investir em tecnologia se não tiver um servidor para usar, atualizar e colocar os sistemas em funcionamento”, disse.
Emocionado, Lupi demonstrou agradecimento a todos os brasileiros que ajudam a construir o sistema previdenciário. Segundo ele, "a Previdência Social é o maior programa social permanente do planeta Terra. São 40,4 milhões de pessoas que dependem da Previdência Social para sobreviver".
"O pagamento de aposentadorias e pensões do INSS representa para 72% dos municípios brasileiros mais que o valor repassado pelo Fundo de Participação dos Municípios", destacou o ministro.
Presente à cerimônia, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, compôs a mesa de honra.
"A Previdência Social é fundamental na garantia de direitos e na consolidação da democracia. Temos implementado medidas para tornar o reconhecimento de direitos mais ágil. Entre elas está o Atestmed que, com apoio do ministro Lupi foi implementado", disse Stefanutto, que complementou: "O resultado do Atestmed não é só social - com a entrega do benefício mais rápido aos cidadãos e cidadãs -, é também financeiro, com a otimização do gasto público dando direito a quem tem direito".
O evento também deu início às comemorações dos 102 anos da Previdência Social, a serem completados no dia 24 de janeiro de 2025, data também dedicada aos aposentados do Brasil.
Mesa de honra:
Compuseram a mesa de honra: o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira; a senadora Leila Barros (PDT/DF), a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Míriam Melchior; o vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Clotário Cardoso; o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Rodrigo Assumpção e o diretor-presidente da Geap Saúde, Douglas Figueiredo, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Categoria pessoa física:
Edmar dos Santos Ferreira Junior (Dataprev),
Maria de Fátima Ferreira de Souza (chefe do Serviço Social da Superintendência Regional Nordeste do INSS),
Gisela Moreira Mendonza (gerente da Agência da Previdência em Niterói/RJ),
Janete Sarmento (servidora do INSS da Agência Praça da Bandeira, no Rio),
Therezinha Freire Cardoso (perita médica federal),
Thaís Regina de Santana (coordenadora-geral de Inteligência da Previdência Social),
Manoel Dias (ex-ministro do Trabalho e Emprego e atual presidente da Fundação Leonel Brizola).
A comenda
A Medalha do Mérito Previdenciário homenageia a memória de Eloy Chaves, considerado o "pai da Previdência Social" no Brasil. Ele foi o responsável pela criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) em 1923, marco histórico que deu origem ao atual sistema de proteção previdenciária no país. A honraria simboliza o reconhecimento àqueles que se dedicam a fortalecer o sistema previdenciário.
Martha Imenes/Ascom
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
Flickr: https://www.flickr.com/photos/inssoficial