Notícias
INCLUSÃO
Salas e espaços multissensoriais nas agências do INSS levam conforto às pessoas com autismo
As salas multissensoriais em Agências da Previdência Social (APS) para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já são realidade em várias localidades no país. O projeto, anunciado há um ano, pelos ministérios da Previdência e Direitos Humanos, e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhou corpo e agências do INSS estão fazendo adaptação de espaços, na ausência de salas, para dar um atendimento mais humanizado às pessoas com autismo. A previsão inicial era de inaugurar 15 salas em todo país, mas no próximo ano esse número deve aumentar.
Os ambientes contam com espaços individuais e adaptados, e têm itens como brinquedos, livros, iluminação regulável, ambiente com atenuação de ruídos, abafadores, almofadas e tapetes sensoriais. E, onde não tem o espaço, são utilizados kits itinerantes que foram distribuídos para 804 assistentes sociais em unidades sem as adaptações para suporte aos segurados impactados pelo excesso de estímulos sensoriais.
"Nosso objetivo é levar cada vez mais inclusão e humanização no atendimento às pessoas com autismo em nossas agências. É um compromisso do ministro Lupi (Previdência Social) e estamos empenhados em expandir esse projeto", afirma o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Sala multissensorial em Vila Velha
No Espírito Santo, na APS Vila Velha, uma sala multissensorial foi inaugurada no dia 13 de novembro e teve aprovação do seu principal cliente: a pessoa com TEA. "Eu achei super divertida. As crianças deveriam conhecer esta sala para serem mais felizes." Foi com essas palavras que Isaac Machado, de 14 anos, resumiu a experiência de estar na sala multissensorial récem-inaugurada.
Para a mãe de Isaac, Gabriele Machado, a sensação foi de acolhimento ao conhecer o novo espaço. “Estou em busca do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para meus dois filhos. É muito difícil a vida de uma mãe atípica. Mas hoje, ao chegar no INSS, fiquei surpresa e emocionada ao vê-los entretidos na sala. Eu nem precisei dar medicação e a espera pelo atendimento ficou bem mais tranquila”, contou.
A sala, com cores suaves e pouca iluminação, é um convite ao relaxamento e diversão. Já no seu primeiro dia de funcionamento, recebeu várias crianças, que exploraram cada cantinho de forma livre e autônoma. Equipada com tapete sensorial, almofadas, blocos de montar, brinquedos educativos e abafadores de som, foi projetada para promover uma experiência de espera mais inclusiva e acolhedora.
“A escolha da unidade de Vila Velha para receber a primeira sala multissensorial do Espírito Santo foi estratégica. Sua localização, próxima a shoppings e terminais de ônibus, garante maior acessibilidade para as pessoas com TEA e seus familiares. Além disso, a alta demanda por nossos serviços na região demonstra a necessidade de um atendimento diferenciado, o que agora é uma realidade”, ressaltou o superintendente regional do INSS em Minas e Espírito Santo, Thiago Prata.
Para o gerente-executivo do INSS em Vitória, Wiliam Marinot, a sala multissensorial integra um amplo projeto de humanização do atendimento no INSS. “Tudo aqui foi pensado para reduzir o estresse e a sobrecarga sensorial frequentemente experimentada por pessoas com TEA em ambientes públicos, fortalecendo o compromisso do INSS com um atendimento atento às necessidades de todos”, ressaltou Marinot.
Aparecida de Goiânia
Em localidades onde preparar uma sala multissensorial ainda não é possível, a alternativa tem sido criar espaços sensoriais acolhedores e inclusivos para dar atendimento às pessoas com TEA que aguardam atendimento. Em Goiânia, um espaço foi aberto na Agência da Previdência Social (APS) de Aparecida de Goiânia no último dia 13.
No espaço são disponibilizados os kits multissensoriais, contendo brinquedos educativos e livros pensados para contribuir com o relaxamento, o foco e a interação de pessoas com alterações sensoriais ou cognitivas. A expectativa é de que todas as agências da Gerência-Executiva de Goiânia contem com o espaço ou sala multissensorial.
Inscrição no CadÚnico
Pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. O interessado ou seu representante legal deve procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) perto da casa do beneficiário para fazer a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Sem essa inscrição não é possível pedir o benefício assistencial.
Posteriormente, é preciso buscar atendimento nas Agências da Previdência Social (APS) ou pelos canais de atendimento do INSS – por meio do telefone 135, do site ou do aplicativo Meu INSS.
O BPC assegura um auxílio equivalente a um salário mínimo mensalmente. Para ser elegível ao BPC, é necessário que a renda per capita do grupo familiar não ultrapasse 1/4 do salário-mínimo (R$ 353). Além do requerente, todos os membros da família devem estar cadastrados no Cadastro Único e possuir CPF, incluindo crianças e adolescentes.
Não é requisito ter contribuído para o INSS para pedir o benefício assistencial. As pessoas com deficiência passam por avaliação médica e social no órgão competente. Para fazer o requerimento, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência na hora da inscrição no Cras.
Após essa inscrição o representante da pessoa com TEA faz o requerimento pelo aplicativo ou site Meu INSS ou na agência do INSS, mediante agendamento.
Sala multissensorial por superintendência regional
SÃO PAULO
São Bernardo do Campo
Av. Newton Monteiro de Andrade 390, Vl Duzzi - Centro
Guarulhos
Rua Brasileira 399, Vila Endres
MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO
Montes Claros/MG
Rua Dom Pedro II 152 - Centro
Vila Velha/ES
Av. Luciano das Neves, lado ímpar, S/N - Bairro Boavista
RIO DE JANEIRO
Praça da Bandeira
Praça da Bandeira 96, Praça da Bandeira
Duque de Caxias/RJ (a inaugurar)
Rua Marechal Deodoro 1.119, Bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto
NORDESTE
Juazeiro/BA (a inaugurar)
Avenida Adolfo Viana, s/n - Maria Gorete
Fortaleza/CE
Rua Princesa Isabel, 1611 - Farias Brito
Timbaúba/PE
Rua Alcedo Marrocos, s/n - Centro
Santo Antônio de Jesus/BA
Rua Tenente-Coronel Bandeira de Melo, s/n - Calabar
Dinamérica/PB
Av. Dinamérica Alves Correia, s/n - Santa Rosa, Campina Grande/PB
SUL
Ponta Grossa/PR
Rua Marquês do Paraná, 799 - Ronda
Joinville/SC
Rua Nove de Março, 241
Centro
NORTE/CENTRO-OESTE
Rio Branco - Centro/AC
Avenida Getúlio Vargas 647 - Centro
Parauapebas/PA (a inaugurar)
Avenida A, Quadra 93, lote 01 - Jardim Canadá
Texto de Lissandra Pires (Secom/ES), Nilmara Pereira (ACS/MG) e Martha Imenes/Ascom
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br