Notícias
Regional Nordeste do INSS tem novo superintendente
Com a missão de reduzir a espera para análise de requerimentos no Nordeste, na sexta-feira (5), tomou posse na Superintendência Regional Nordeste do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caio Maia Figueiredo. O desafio do novo gestor é grande: em janeiro deste ano 522.267 pessoas estavam na fila. O Tempo Médio de Concessão líquido, no entanto, caiu de 104 dias (janeiro de 2023) para 71 dias (janeiro de 2024).
Caio Figueiredo ressaltou em seu discurso a necessidade de unir forças para fazer a diferença para os segurados da Região Nordeste.
"Ao assumir esse cargo, recebi duas missões principais a primeira: enfrentar a fila de espera pela análise dos requerimentos, especialmente das 219 mil famílias de baixa renda aguardando decisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para isso, vamos continuar construindo pontes entre o INSS e a Perícia Médica Federal", disse Figueiredo.
"A segunda missão está relacionada às questões estruturais das agências da Autarquia. O Nordeste possui 512 unidades ativas, o que representa um terço das Agências da Previdência Social no Brasil. Nos próximos meses, nossos esforços serão direcionados para que os servidores tenham as ferramentas para trabalhar com foco no reconhecimento do direito de forma mais célere, e para que os segurados sejam bem recebidos e tenham suas dúvidas efetivamente sanadas ao entrar em uma das nossas agências, evitando deslocamentos desnecessários”, complementou.
O novo superintendente foi nomeado em fevereiro deste ano e em seguida já começou a arregaçar as mangas: no mês de março, um projeto piloto de telemedicina realizou 6 mil perícias adicionais em 57 municípios nordestinos que não têm atendimento de perícia presencial, e, até maio, a expectativa é realizar 20 mil perícias, informou Figueiredo.
Presenças
Participaram da cerimônia de assinatura do termo de posse foi assinado na sexta-feira (5), em Recife (PE), pelo ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto; do secretário executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz; do secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal; da vice-governadora do Estado de Pernambuco, Priscila Krause, da vice-prefeita de Recife, Isabella Roldão; além de diretores e outros superintendentes regionais do INSS, autoridades locais e demais convidados.
Cumprimentos
O ministro Carlos Lupi transmitiu a Caio Figueiredo os votos de sucesso à frente do comando do INSS na Região Nordeste e destacou que a escolha do novo gestor está alinhada ao desafio de promover uma Previdência justa, ágil e eficiente, com foco na população mais vulnerável.
"Conheci o trabalho do Caio quando esteve à frente do INSS no Rio de Janeiro e vi nele uma capacidade de iniciativa diferenciada. Ao indicá-lo para atuar junto a Perícia Médica, tivemos uma ótima surpresa com resultados excelentes durante sua coordenação, e, agora, já estamos vendo os resultados positivos da sua gestão recém-iniciada no Nordeste", declarou Lupi.
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, elogiou e agradeceu ao superintendente por ter aceitado o grande desafio de assumir a gestão de uma região com uma demanda tão expressiva como a do Nordeste.
“Caio é sem dúvida um profissional de alto nível e foi escolhido para esse cargo como peça fundamental para continuarmos trilhando o caminho de um reconhecimento de direitos realmente efetivo para os cidadãos. Nossa meta é que a concessão de um benefício por incapacidade, por exemplo, seja feita em 30 dias ou menos”, enfatizou o presidente.
O secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo Portal, ressaltou a melhoria dos resultados em números da Superintendência Nordeste, especialmente nos últimos 6 meses, “hoje, mais da metade dos cidadãos do Nordeste que requerem benefícios por incapacidade temporária o fazem através da análise documental, via Atestmed, com isso o tempo de espera caiu pela metade em toda a abrangência da regional”.
Wolney Queiroz, secretário executivo do Ministério da Previdência, destacou que o governo federal se preocupa fundamentalmente em reconhecer benefícios, uma vez que a Previdência Social brasileira é o maior programa de distribuição de renda das américas, responsável por movimentar e dar vitalidade à economia do país.
“Quero prestar a minha homenagem ao trabalho desenvolvido pela Previdência Social, em especial ao esforço para implementação do Atesmed e telemedicina. O Caio assume uma grande missão no Nordeste e tenho certeza que com seu trabalho humano e dedicação, avançaremos ainda mais”, afirmou Queiroz.
Caio Figueiredo também recebeu as boas vindas da vice-governadora do Estado de Pernambuco e da vice-prefeita de Recife, que colocaram-se à disposição para novos planejamentos e fortalecimento de parcerias com o objetivo de transformar a vida dos que mais precisam.
Biografia
Natural de Fortaleza (CE), Caio assumiu a coordenação das atividades do Instituto nos nove estados nordestinos, após a publicação da Portaria MPS nº 253 no Diário Oficial da União do dia 5 de fevereiro de 2024. Servidor de carreira, o gestor iniciou sua trajetória no INSS em 2008, na Agência da Previdência Social Redenção, no Ceará.
Antes de assumir a região Nordeste, desempenhou diversos papéis, incluindo gerente substituto de agência, chefe de benefícios, gerente-executivo, e foi o responsável pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP), pelo Monitoramento Operacional de Benefícios (MOB) e pela Divisão de Segurado Especial.
Em 2022 e 2023, esteve à frente, como superintendente, da Regional Sudeste III e, mais recentemente, esteve na função de coordenador-geral no Departamento de Perícia Médica Federal, ligado ao Ministério da Previdência Social, atuando, principalmente, nos mutirões de perícia médica que acontecem em todo o país e fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).
Mariana Melo - ACS/NE
Colaborou: Martha Imenes - Ascom
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br