Notícias
Esperança
Próteses provisórias são entregues aos segurados da Reabilitação Profissional
A entrega de próteses realizada pela equipe da Reabilitação Profissional (RP), é um dos momentos mais aguardados pelos segurados, após um longo tempo de espera. No último dia 18, foram entregues próteses provisórias para seis segurados, que aguardavam ansiosamente por esse momento e puderam avançar no processo de reabilitação.
Nydia Morais, servidora da equipe de RP da Sudeste II, pontua que este é um passo importante tanto para a equipe, quanto para o segurado, visto que, a maioria dos reabilitados que receberam a prótese neste dia, estão trabalhando: “a prótese, mesmo que provisória, é importante para que eles se mantenham ativos e consigam desempenhar suas atividades de rotina, como estar com a família, momentos de lazer e trabalho”.
O grande dia
Márcia Estela veio de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e chegou cedo para o grande dia. “Eu sabia que o processo para obtenção era demorado, mas eu não tenho condições de comprar uma prótese por conta própria”, conta ela durante a conversa, ressaltando que “valeu a pena esperar, a empresa que fornece as próteses é muito boa e estou bastante feliz”. Ela relata ainda ter demorado a frequentar a RP para início do processo, mas que o auxílio da equipe fez total diferença: “agora vou poder fazer meus biscoitos”; radiante, Márcia ainda posou para a câmera segurando o contrato de uso do material, que acabara de assinar.
Para Josimar dos Santos, que trabalha como operador de máquina, a prótese nova vai fazer bastante diferença na sua vida: “tenho uma prótese mais antiga que fica me machucando, tenho que ficar tirando várias vezes para aliviar os incômodos”, afirmando que com a nova prótese recebida, vai poder usá-la o dia inteiro, “bem melhor que a outra, qualidade muito boa, fico feliz”.
“O processo é complicado, têm altos e baixos, mas estou tranquilo, bem feliz e com uma boa expectativa”, ressaltou Ivanildo Nascimento, segurado que veio de Betim para receber a prótese provisória, externando seus agradecimentos.
O segurado Daniel Martins também já tinha uma prótese, comprada por conta própria, “parcelada em 60 vezes”, relembra ele com humor. Daniel trabalha como torneiro mecânico, chegando a ficar quase 12 horas em pé, por isso, a nova prótese é de grande valia para ele: “sei do valor social que isso representa, são quase 12 anos de espera, nesse período pensei em desistir. Com essa primeira prótese que recebo do INSS, vou poder continuar minhas atividades”, finalizando com agradecimentos à equipe de RP pelo empenho.
Reabilitação Profissional
A Reabilitação Profissional visa proporcionar aos beneficiários incapacitados, parcial ou totalmente para o trabalho, os meios indicados para o reingresso ao mercado de trabalho e no contexto em que vivem. O ingresso do segurado no serviço de RP depende do encaminhamento pela perícia médica, que em geral ocorre após o exame de avaliação do benefício por incapacidade temporária.
Confira nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial }
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial