Notícias
MUTIRÃO DO BPC/LOAS
Primeiro dia de atendimento em Manaus termina com 107 concessões
O mutirão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), realizado neste sábado nas agências da Previdência Social Porto e Codajás, em Manaus, atendeu 276 pessoas. Desse total, 107 já saíram com o benefício concedido. Outras 35, apesar de terem marcado atendimento, não compareceram. A ação continua neste domingo nas duas localidades. Sendo 197 em Codajás e 50 na APS Porto.
Em Codajás, a venezuelana Milagros Inmaculada Rodriguez Martinez, 27 anos de idade, moradora de Nova Aleixo, teve o BPC concedido no mutirão. A mãe da jovem, Dilia Martinez, recebeu a carta de concessão do benefício das mãos do presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg.
Na mesma agência, Aldenir dos Santos Lopes, 64 anos, também teve o BPC concedido no mutirão.
"O mutirão é uma resposta do INSS à demanda das filas do Loas. O serviço social está engajado e produzindo em alta capacidade, tivemos adesões, mobilização de servidores, teleavaliações e perícia médica. Estamos indo em frente com a redução da fila do Loas", explica Wamburg.
QUEM TEM DIREITO
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Ambos, no entanto, devem comprovar que a renda por pessoa do grupo familiar é igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.
Cabe destacar que o BPC não é aposentadoria, não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Para ter direito, não é preciso ter contribuído para o INSS.
O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, o requerente não pode ter acesso ao BPC.
ONDE REQUERER
O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS: pelo telefone 135 ou pelo site ou aplicativo de celular Meu INSS . Pode ser feito, também, nas Agências da Previdência Social (APS).
PRÓXIMOS MUTIRÕES
Nos dias 24 e 25 será a vez de Imperatriz (MA) receber o mutirão e, em seguida, Montes Claros (MG), nos dias 1 e 2 de julho. Importante: os atendimentos são feitos mediante agendamento pela central 135.
Os mutirões serão estendidos a outras regiões do país em datas a serem definidas. Para a identificação dos locais, o INSS levará em conta o número de requerimentos represados nas unidades.
A iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social e perícia médica nas cidades onde o número de requerimentos é expressivo.
BALANÇO
Codajás
Senha: 228 senhas
Avaliações Sociais: 220
Faltas: 28
Perícias: 67
Entrega de resultado: 67
Porto
Senha: 48
Avaliações Sociais: 48
Faltas: 7
Perícias: 48
Entrega de resultado: 40
Confira nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial