Notícias
ANIVERSÁRIO
Previdência completa 99 anos com mais de 90 serviços digitais disponíveis ao cidadão
Mais digital e acessível de qualquer lugar, mas sempre com o olhar sobre o cidadão, a Previdência Social completa 99 anos nesta segunda-feira (24), mesma data em que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado.
Nesse quase centenário, a Previdência está cada vez mais presente na vida do trabalhador e de sua família, no momento da aposentadoria e em situações de nascimento, invalidez e morte, além de contribuir para dinamizar a economia dos municípios brasileiros, por meio do pagamento de benefícios.
A Previdência Social no Brasil é um mundo de possibilidades e desafios. São 70 milhões de trabalhadores protegidos, sendo 36,4 milhões de benefícios pagos mensalmente. É uma das maiores folhas de pagamento do mundo e a segunda das Américas, ficando atrás apenas dos EUA. A maior parte desses benefícios – mais de 21 milhões – são aposentadorias pagas aos cerca de 21,8 milhões de aposentados pelo INSS.
Os grandes números não param por aí. Mais de R$ 50 bilhões são pagos mensalmente pelo INSS para milhões de brasileiros em todo país. Em alguns municípios, os benefícios ultrapassam até o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, a Previdência Social oferece proteção social a mais de 100 milhões de pessoas no Brasil
O dia do aniversário da Previdência é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.
Previdência e INSS
Por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Previdência Social está em constante renovação de seus sistemas e em busca de recursos para fazer chegar ao segurado um atendimento rápido e com resposta eficaz.
Uma das ferramentas com mais destaque nos últimos anos, inclusive com reconhecimento internacional, é o Meu INSS. A Plataforma disponibiliza mais de 90 serviços digitais na palma da mão pelo aplicativo e portal (gov.br/meuinss) sem precisar sair de casa. Fruto de uma parceria tecnológica com a Dataprev, a solução registra, em média, 40 milhões de acessos por mês.
Também por meio do Meu INSS, o cidadão consegue conversar com a assistente virtual Helô para obter informações. Somente no último mês de dezembro, foram mais de 266,1 milhões de interações e 33,7 milhões de atendimentos país afora.
O futuro da Previdência Social no Brasil está em plena construção. Além de ferramentas como o Meu INSS, ainda se destacam projetos como Prova de Vida por Biometria e por fim a Automação de Benefícios. Em dezembro de 2021, cerca de 27% das conclusões de requerimentos foram realizadas de maneira automática (antes a média era cerca de 6%).
Nova Gestão
Ao longo dos seus 32 anos, o INSS foi construído por mérito dos especialistas que atuam diariamente para atender milhões de beneficiários. É uma autarquia que tem na sua essência pessoas.
Sob a gestão do presidente do INSS, José Carlos Oliveira, à frente do Instituto desde novembro de 2021, os cerca de 20 mil servidores do órgão receberam um único direcionamento: ser excelente no atendimento ao cidadão, com verdade e transparência.
Além do investimento em automação, as melhorias no modelo de atendimento incluem também a população brasileira que ainda não tem acesso aos meios digitais, com previsão de inauguração e reabertura de agências para o atendimento presencial.
“Esse é só o começo. Muitas outras ações estão sendo estudadas e implementadas para beneficiar com mais agilidade, rapidez e eficiência brasileiros em todos os cantos do país”, frisou Oliveira.