Notícias
EMBARCAÇÃO
PREVBarco vai participar da inauguração do porto de Guajará-Mirim
O PREVBarco, unidade móvel flutuante do Instituto Nacional do Sevguro Social (INSS), vai atracar nesta terça-feira em Rondônia, na Região Norte do país. A chegada do barco da Previdência Social fará parte da cerimônia de entrega da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Guajará-Mirim.
A obra, na margem direita do Rio Mamoré, foi concluída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na localidade, o PREVBarco Barão do Mamoré III vai realizar atendimento.
No dia 14, a embarcação vai atender nas aldeias indígenas de Sagarana, Baía da Onças, Pedral e Distrito de Surpresa, em Rondônia.
Por meio dos PREVBarcos, o INSS busca atender pessoas sem familiaridade com meios digitais ou que sequer têm energia elétrica e internet em casa. Além disso, nas regiões, há milhares de indígenas não falantes do português que precisam de atendimento humanizado e presente.
As embarcações levam cidadania a pessoas que vivem muito distantes de municípios que não têm agência do INSS ou mesmo Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
As unidades flutuantes atendem os estados do Amazonas, Pará e Rondônia.
Povos originários
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem 1.693.535 indígenas. Em Rondônia, a população significa 1,3% do total do país: são 21 mil. Guajará-Mirim com 5.482 pessoas é a maioria no estado. Em seguida vem Porto Velho (4.112), Cacoal (1.688), Ji-Paraná (1.573), Vilhena (1.225) e Costa Marques (1.217).
A maioria dos povos originários (61,4%) está nos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso dos Sul, Pernambuco, Roraima. Em contrapartida, Sergipe, Distrito Federal, Piauí, Amapá e o Rio Grande do Norte, surgem como unidades da Federação com a menor taxa populacional.
Confira nossas redes:
Instagram:
https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter:
https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook:
https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube:
https://www.youtube.com/@INSSOficial
Texto: Martha Imenes/Ascom