Notícias
REABILITAÇÃO
Novos Acordos de Cooperação Técnica são assinados em Belo Horizonte
O Serviço de Reabilitação Profissional (RP) da Superintendência Regional do INSS em Belo Horizonte (MG) formalizou, nessa quinta-feira (20), mais dois Acordos de Cooperação Técnica (ACT), visando oferecer treinamento profissional aos segurados habilitados do Programa. Os ACT foram celebrados com o Senac-MG e o Instituto Elo, que irão ofertar treinamentos em cursos de qualificação e no próprio ambiente de trabalho, respectivamente.
O ACT com o Senac-MG prevê, já neste primeiro ano de vigência, uma oferta de 500 vagas em cursos profissionalizantes para segurados do INSS, representando uma economia nas contas públicas, em contratação de cursos, de mais de R$ 1 milhão. Além disso, o acordo de capacitação abrange todos os locais que tenham unidades do Senac em Minas Gerais, o que, atualmente, inclui 13 das 15 gerências-executivas do INSS vinculadas à Superintendência Regional Sudeste II.
Treinamento em serviço
A parceria com o Instituto Elo, que já está em vigor, resultou, até o momento, em 45 segurados entrevistados, 17 treinados e dez contratados. São segurados que já estão no Programa de Reabilitação Profissional e foram encaminhados para treinamento em serviço nas Unidades do Instituto Elo.
Quem tem direito?
Podem ser indicados para treinamento em serviço, dentro do ACT, os beneficiários que estão no Programa de Reabilitação Profissional, na abrangência das gerências-executivas do INSS de Belo Horizonte e Contagem. São segurados em gozo de auxílio-doença, previdenciário ou acidentário, e aposentados, que estejam incapacitados para o trabalho que exerciam habitualmente, mas em condições para o desempenho de outra atividade. Com essa parceria, esses segurados poderão passar por treinamentos em diversas funções disponíveis na empresa, desde que respeitadas as restrições laborativas, definidas pela Perícia Médica Federal.
Assinatura
O ato de assinatura simbólica do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) ocorreu na sede da Superintendência Regional Sudeste II (SRSEII), em Belo Horizonte. Estavam presentes o superintendente da Sudeste II, Thiago Prata, além das servidoras de Reabilitação Profissional do INSS, Lara Freitas e Nydia Morais. Pelo Senac, estavam as representantes Cristiane Serpa (diretora), Bianca Vargas, Ana Flávia Nascimento, Sheila Gonçalves e Joelma Ferreira. Pelo Instituto Elo, representaram a entidade na assinatura do ACT o diretor Gleiber de Oliveira e Fabiano Pereira.
Na oportunidade, Thiago Prata agradeceu a equipe de Reabilitação Profissional pelo empenho e dedicação para firmar acordos dessa natureza. “Sempre foi um desafio conseguir esses acordos; há uma grande dificuldade de realocar segurados no mercado de trabalho. Hoje, é um prazer poder ver isso ocorrendo, nosso papel social é de recuperar esses cidadãos”, declarou o superintendente da SRSE II. As representantes do Senac-MG afirmaram que a missão da Instituição é transformar as vidas de quem entra em seus programas: “esse é o motivo da nossa dedicação, superar os desafios”. Os representantes do Instituto Elo citaram seu trabalho na recuperação de jovens do sistema socioeducativo e agradeceram a viabilidade do ACT com o INSS: “é uma parceria que vai funcionar muito bem”.
As servidoras da equipe de RP do INSS, Nydia e Lara, afirmaram que a modalidade do acordo assinado é pioneira no Brasil e que é muito importante essa formalização ter sido possível.
Confira nossas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial