Notícias
BPC/Loas
Mutirões movimentaram cidades no fim de semana
A agência da Previdência Social Imperatriz, no Maranhão, abriu as portas hoje (24), para realizar 168 atendimentos entre avaliações sociais e perícias médicas. A ação faz parte do mutirão nacional do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para Pessoa com Deficiência. Atuam nove assistentes sociais, três servidores administrativos para cumprimento de exigências, e quatro médicos peritos. No pais, o mutirão nacional começou por Caruaru (PE) e ocorre neste sábado, nas cidades de: Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP) com a presença de 53 assistentes sociais confirmados nas diferentes localidades.
Presente ao mutirão em Rondônia, Sid Orleans, superintendente do Ministério da Saúde no estado, informou ao coordenador do INSS, Jorge Og, que as ações agora contarão com equipes de vacinação dentro das agências, que aplicarão a vacina de covid e influenza (bivalente).
Em Fortaleza (CE), a unidade Centro-Oeste realiza neste sábado (24), atendimento extra de requerentes do BPC, com 68 agendamentos de avaliação social cujo atendimento seria apenas nos próximos meses. Dez assistentes sociais lotadas em agências das gerências Fortaleza e Sobral participam da ação.
Fátima Maria da Silva, de 53 anos saiu da cidade de Horizonte, a 50 km de Fortaleza. "Sinto dor de cabeça, nos ossos", contou, entre outros sintomas que a debilitaram para atividades do dia a dia e trabalho.
Maria Regilene Ferreira trouxe o filho Cloudes Reriel da Silva Rodrigues, de 8 anos para a avaliação social. "Já passei pela assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)", falou sobre os procedimentos para juntar relatórios sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) da criança.
Em outra região do Ceará, na área da gerência-executiva do INSS em Juazeiro do Norte, os atendimentos extras de BPC ocorreram nas agências Cedro e Iguatu. No decorrer de duas semanas de vagas adicionais para avaliação social, serão atendidos cerca de 150 requerentes.
A iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Os atendimentos são feitos mediante agendamento pelo número de telefone 135.
Os mutirões para acelerar a análise desses benefícios já foram realizados nas cidades de Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM). Os próximos mutirões serão realizados em Montes Claros (MG), nos dias 1 e 2 de julho. No Rio de Janeiro, a ação será nos dias 15 e 16 de julho.
Balanço
34 assistentes sociais
521 vagas
496 comparecimentos
86 faltas
97 perícias
100 administrativo
Total de Atendimentos: 693
Vacinas Aplicadas em Porto Velho e Ariquemes:
Influenza: 40 doses
COVID-19 Bivalente: 34 doses
COVID-19 Baby: 01 dose
Total de doses aplicadas: 75 doses aplicadas
Confira nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial