Notícias
ATENDIMENTO
Mutirão do INSS antecipa vagas para benefício assistencial
A Agência da Previdência Social (APS) na Serra (ES) abre as portas no próximo sábado (10) para atender os beneficiários que dependem de avaliação social para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa vai acelerar a análise de 74 requerimentos.
Para garantir o atendimento, as vagas precisam ser agendadas por meio da Central 135 e/ou canais remotos (site ou aplicativo Meu INSS). Os mutirões estão sendo realizados em todo o país onde a agenda para avaliação social esteja superior a 45 dias.
Regido pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o BPC garante uma remuneração mensal de um salário-mínimo ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos e à pessoa com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo, ou seja, R$ 353.
Para ter direito ao BPC, não é preciso ter contribuído para o INSS, mas o beneficiário, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC. O BPC não é aposentadoria. E, diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.
Mutirão de BPC
Agência da Previdência Social Serra
Endereço: Av. Des. Mário da Silva Nunes, 4782 - Jardim Limoeiro, Serra - ES
Dia: 10 de agosto de 2023, das 7h às 13h
Lissandra Pires - Secom/ES
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br