Notícias
Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social
Mutirão de BPC faz 166 atendimentos em agência na Barra da Tijuca
Fechando o fim de semana de mutirão para concessão de Benefícios de Prestação Continuada (BPC) na Agência da Previdência Social (APS) Barra da Tijuca, mais 43 segurados foram atendidos, neste domingo (12/11). No total, 166 atendimentos para quem deu entrada no pedido de BPC ocorreram nos dois dias de mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na APS na unidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A iniciativa de atender nos fins de semana em mutirão com agendamento prévio faz parte da proposta do INSS de reduzir a fila de serviços previdenciários e assistenciais represados.
Foram registrados 50 agendamentos para este domingo, com sete não comparecimentos. Nos dois dias do fim de semana, 33 agendamentos deixaram de ser realizados por desistência das pessoas marcadas para passar pela primeira análise.
No domingo, cinco assistentes sociais do INSS participaram da atividade fazendo análise social dos casos. No sábado, foram oito servidores no atendimento. Alguns casos acabaram encaminhados para agendamento de perícia médica.
No sábado (11/11), 123 segurados que deram entrada no pedido de BPC passaram por entrevistas. No entanto, houve 26 faltas.
O agendamento prévio das consultas dos segurados foi feito via aplicativo ou site Meu INSS e pela Central de Atendimento 135.
Quem pode pedir
Tem direito de requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 330) per capita, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O valor do benefício é de um piso nacional (atualmente de R$ 1.320).
Não é necessário ter contribuído para o INSS. Importante destacar que o segurado não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.
PREVmóvel
O sábado também foi dia de atuação do PREVmóvel na Baixada Fluminense. Ontem (11/11), a unidade ficou estacionada na Praça Walter Thomaz, em Jardim Leal, no município de Duque de Caxias. Foram feitos 77 atendimentos.
Max Leone/Ascom
Siga nossas redes: Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/; Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial;
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov e YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial