Notícias
Live do INSS esclarece sobre acesso da população LGBTI+ aos serviços previdenciários
Você conhece os direitos e deveres que a população LGBTI+ tem garantidos juntos à Previdência Social? Educar a respeito deles é o foco da live desta quarta-feira (24) promovida pelo INSS no Canal Oficial do Youtube. O encontro online integra o cronograma de celebrações do INSS do Dia de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio.
Além de explicar sobre os direitos previdenciários específicos à comunidade LGBTI+, como o uso do nome social, a ação tem por objetivo esclarecer aos participantes algumas questões sociais e de nomenclatura. “Nem todo mundo sabe a diferença de homossexualidade e transexualidade, por exemplo. Homem cis ou mulher trans são denominações essenciais para entender o acesso aos serviços públicos e é necessário saber a quem se referem”, explica Ruan Ribeiro, assessor técnico da Superintendência Regional Sudeste II do INSS.
Junto ao assessor da Diretoria de Benefícios do INSS, Flávio Azevedo, Ruan irá falar sobre o acesso aos serviços e benefícios previdenciários por parte dessa parcela específica da população brasileira, inclusive com os marcos legais que embasam aquele acesso. A servidora pública Angela Annie Aguiar irá apresentar sua experiência como mulher trans no ambiente profissional há 17 anos no INSS e os desafios para a garantia dos direitos fundamentais.
A live do Programa de Educação Previdenciária (PEP) traz para o ambiente online o evento educativo comemorativo promovido na semana passada junto ao Ministério da Previdência Social na sede do INSS em Brasília (DF). A aula desta semana se inicia às 14h30 e terá também espaço para esclarecimentos de dúvidas.
O Programa de Educação Previdenciária (PEP) realiza duas vezes no mês, sempre às quartas-feiras, ações online em que um educador especialista do INSS explica sobre um tema específico, esclarecendo como ter direito a determinado serviço ou benefício previdenciário. Entre os assuntos já agendados para este ano também estão os acordos internacionais do Brasil com outros países para o uso de contribuição previdenciária realizada fora do território nacional para carência, os benefícios para quem atua na atividade rural e para os empregados domésticos.
Live: Educação Previdenciária para a População LGBTI+
Dia: Quarta-feira, 24 de maio
Horário: 14h30
Onde: Youtube (https://youtube.com/@INSSOficial )
Instagram (https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/)
Facebook (https://www.facebook.com/inss.gov)
Twitter (https://twitter.com/INSS_oficial)