Notícias
ATENDIMENTO
INSS realiza a primeira teleperícia entre os povos originários
A ação foi realizada no projeto Defensorias do Araguaia, nas comunidades indígenas dos Karajás
Publicado em
25/06/2024 17h02
Atualizado em
25/07/2024 09h54
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou a primeira perícia por videochamada na Aldeia Fontoura, em Lagoa da Confusão, Tocantins, durante o projeto Defensorias do Araguaia, que ocorreu de 17 a 21 de junho.
A ação, organizada pelas Defensorias Públicas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, em parceria com outros órgãos públicos, como o INSS, visou fornecer atendimento jurídico gratuito e serviços públicos essenciais às comunidades indígenas da região do Araguaia, na divisa entre os três estados.
A região é habitada pelos Karajás, que enfrentam barreiras socioeconômicas, geográficas e linguísticas, dificultando o acesso aos serviços essenciais do Estado. Para alcançar as comunidades das aldeias Fontoura (TO), São Domingos (MT), Buridina (GO) e Bdè-Buré (GO), as caravanas de voluntários percorreram quase dois mil quilômetros, enfrentando longas distâncias, estradas de terra e rios.
Imagine o desafio para alguém dessas comunidades ter que se deslocar até as cidades para obter atendimento público. Pensando nisso, o INSS levou a Perícia Conectada à ação, permitindo que perícias médicas fossem realizadas remotamente, via videochamada, por um perito da Perícia Médica Federal (PMF).
O servidor voluntário Silvano Coelho Lira, gerente-executivo do INSS em Palmas, enfatiza a celeridade do projeto no atendimento às aldeias. “Se fossem atendidos em uma Agência da Previdência Social, muitos teriam que percorrer mais de 800 quilômetros para chegar à agência mais próxima de seu território. Com essas ações, agilizamos o atendimento, especialmente para dar entrada em benefícios, além de fornecer informações sobre seus direitos”, afirma Silvano.
José Raimundo Karajá, coordenador da Escola Estadual Indígena Kumanãna, ressalta a importância da presença do INSS na aldeia. “Essa ação é muito importante, porque em vez da comunidade inteira ir para a cidade resolver a situação, agora está sendo resolvido por aqui mesmo. Estamos muito felizes”, fala José Raimundo.
As equipes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) das gerências-executivas Cuiabá e Palmas ofereceram serviços previdenciários como solicitação de benefícios, consultas de extratos, agendamentos e orientação sobre benefícios e serviços do instituto, como também cuidaram da logística, instalando e configurando computadores em salas reservadas para as teleperícias. Ao todo, foram realizados 169 atendimentos, dos quais 14 foram perícias remotas.
O PEP do INSS, presente em ações de cidadania por todo o Brasil, foi representado pelos servidores Benedito Jorge, José Augusto Pugas, Petrus Vinícius, Silvano Coelho e Thompsom Campos.
“Fazer parte deste projeto com o foco nos povos indígenas foi muito gratificante. Em especial, nossa parceria com à PMF na realização das teleperícias que fizeram a diferença na vida das famílias atendidas. Temos certeza de que a experiência contribuirá positivamente na evolução desta modalidade de perícia médica”, afirma Thompsom, chefe da Seção de Administração de Informações de Segurado da gerência de Cuiabá.
Nathalia Lima, Secom/MT e Mário Henrique Fernandes, Secom/TO
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br