Notícias
INSS participa do 1º Pop Rua Jud do Tocantins

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participou do 1º Pop Rua Jud do Tocantins, realizado na última sexta-feira, 22, na Escola Estadual Maria dos Reis Barros, no setor Taquari, região sul de Palmas (TO).
Promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins, o evento ofereceu diversos serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social, principalmente pessoas em situação de rua. O mutirão contou com a colaboração de vários órgãos e ofereceu serviços como emissão de documentos, atendimentos previdenciários, orientação jurídica, vacinação, corte de cabelo, doação de roupas e casamento comunitário.
Para o gerente-executivo do INSS no Tocantins, Silvano Coelho Lira, a participação da autarquia previdenciária foi essencial para apoiar a iniciativa e estimular a aproximação com a sociedade. “Muito importante o benefício assegurado às pessoas em maior vulnerabilidade, pois demonstra a sensibilidade das entidades com as pessoas em situação de rua”, destacou.
Atuaram pelo INSS os servidores José Pulgas e Petrus Galan, além do gerente-executivo. No total, 52 pessoas foram atendidas, tendo sido concedida uma aposentadoria por idade, um Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de serem protocolados requerimentos de benefícios assistenciais à pessoa com deficiência, Certidão de Tempo de Contribuição, extratos previdenciários em geral (CNIS, históricos de créditos e de consignações, etc). Também foram prestadas informações sobre os requisitos para acessar os diferentes benefícios previdenciários.
Prefeito eleito obtém aposentadoria
Presente ao atendimento para acompanhar a ação realizada com moradores em situação de rua, o prefeito eleito de Palmas (TO), Eduardo Siqueira Campos, ao final dos trabalhos, pediu para ver quanto tempo tinha de contribuição. Qual não foi a surpresa ao ser informado que já tinha condições de se aposentar. Assim, foi possível obter sua aposentadoria por idade urbana.
Reencontrado, beneficiário de BPC celebra nova chance
A importância de políticas públicas alcançam aqueles que mais necessitam. Durante o mutirão, Manoel Nazareno Lima teve o seu BPC concedido, um fato que, por si só, seria de grande satisfação para todos os envolvidos. Além disso, pelas redes sociais do gerente-executivo Silvano Coelho, a notícia chegou até Maria de Fátima Lima, residente no estado vizinho, Maranhão. Para felicidade de dona Maria, Manoel é seu irmão que estava desaparecido há aproximadamente 10 anos. Por meio dessa ação, eles puderam se reencontrar no último dia 24, em Palmas.
Manoel Nazareno expressou gratidão ao ter obtido o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS). “Estou feliz porque vou sair da rua, vou poder pagar um cômodo para mim. Vou ter condições de ter um rádio, uma geladeira”, comemorou. Ele também ressaltou que as portas se abriram na hora certa. “Não demorou, para tudo é preciso paciência e fé”, destacou. Assim, Manoel Nazareno agradeceu a todos que participaram, direta ou indiretamente, desse processo que lhe permitiu receber esse auxílio do governo a que tem direito. “Não quero isso só para mim, mas que todos consigam também”, afirmou.
Mário Henrique Fernandes de Assis – Secom /TO com edição de Luciana Azevêdo – ACS Norte/Centro-Oeste
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br