Notícias
INSS enviará força-tarefa para atender yanomamis
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai enviar uma equipe de servidores para acelerar a concessão de benefícios previdenciários à população yanomami de Barcelos, no interior do Amazonas. Um forte temporal na quarta-feira passada desabrigou, inicialmente, 400 indígenas, segundo informações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Esse número pode chegar a 800.
A força-tarefa do INSS vai trabalhar na análise de benefícios previdenciários, como pensões, salário-maternidade, aposentadorias, entre outros. Serão oferecidas ainda orientação e informações aos yanomamis. Inicialmente essa equipe ficará por cinco dias na região.
A tempestade sobre a região derrubou moradias yanomami, ferindo homens, mulheres, crianças e idosos, que estavam acampados às margens do Rio Negro e em outros locais da Barcelos.
Vídeos que circulam na internet mostram a devastação na região. Confira.
A Terra Indígena Yanomami (TIY), segundo as informações do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), reúne uma população de 31.007 indígenas residentes, divididas em cerca de 384 aldeias. O acesso às comunidades da região é 98% aéreo e 2% terrestre.
Confira nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial