Notícias
CIDADANIA
INSS em Ação atende 100 pessoas no Jardim Ângela
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atendeu ontem (5), das 9h às 12h, aproximadamente 100 pessoas na Paróquia Santos Mártires, na Rua Luís Baldinato, 9, Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo (SP). Esse atendimento vai até sexta-feira (8), nesse mesmo endereço e horário, e está sendo organizado pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP) da Superintendência Regional Sudeste I e da Gerência-Executiva São Paulo. Seis servidores do INSS estão realizando o atendimento ao público.
O evento no Jardim Ângela é o primeiro do projeto INSS em Ação, que tem previsão de novas ações em outros bairros de São Paulo. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esteve ontem no evento e acompanhou todo o trabalho dos servidores. Ao público presente, Stefanutto enfatizou que o INSS está chegando aos locais mais distantes da região central, para que as pessoas não tenham de se deslocar a uma unidade de atendimento da Previdência. O assessor técnico do PEP, Félix Cavalle, também destacou que se trata de uma ação para atender pessoas com menos acesso a internet e telefone.
Félix estimou que, das cerca de 100 pessoas atendidas, metade recebeu orientações sobre aposentadoria e outros benefícios. Outros atendimentos mais comuns foram de requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão do Extrato de Contribuição (CNIS) e obtenção de senha para acesso ao Meu INSS. “Algumas pessoas já puderam dar entrada no benefício ou foram informadas de que já cumprem as condições necessárias para essa solicitação”, disse.
Público
Teresinha Moraes de Souza procurou o INSS para saber sobre suas contribuições ao INSS. Obteve o Extrato de Contribuições (CNIS) e vai verificar melhor as informações desse documento. Disse que era a primeira vez que procurava o instituto. Seu marido, Francisco Aurélio de Souza, que a acompanhava, falou que o atendimento de ontem ajudou muito, porque ele e a esposa não tinham muita facilidade para acessar a internet.
Já Maria José dos Santos agendou a perícia médica e também obteve o Extrato de Contribuições (CNIS). Antônia Rodrigues da Silva, por sua vez, foi se informar sobre a aposentadoria, mas viu que ainda não tem o tempo de contribuição necessário. Por estar com problemas de saúde, iria agendar a perícia médica. Outro cidadão atendido foi Joel Teixeira, que buscava renovar a procuração para poder receber o auxílio por incapacidade temporária em nome de seu filho.
Carlos Eduardo Araujo - ACS/SP
Siga as redes: Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/; Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial; Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov e YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial