Notícias
INSS é tema de audiência pública na câmara dos deputados
Na última terça (31), ocorreu na Câmara dos Deputados, uma Audiência Pública para debater assuntos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram abordados temas como a importância da repaginação do parque tecnológico do instituto, a judicialização de processos, concurso público e o acordo de greve entre INSS e sindicatos.
A audiência foi presidida pela Deputada Federal Rejane Dias do Partido dos Trabalhadores (PT). Estavam presentes o Deputado Federal Alexandre Padilha, também do PT, a Secretária de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Marina Brito Battilani, a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas do INSS, Eva Lorena e o Diretor da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), Daniel Emmanuel Daltoé.
Logo no início da sessão, a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Eva Lorena, falou sobre o pleito para melhoria dos equipamentos. "O INSS está com um processo de compra de novos computadores e notebooks, dependendo apenas de orçamento para a conclusão, possibilitando ao servidor uma melhor estrutura para desenvolver suas atividades", explicou Lorena.
Ainda sobre as renovações tecnológicas do instituto, a coordenadora ressaltou a contratação realizada na última quinta (26) de uma nova rede de internet com o objetivo de garantir celeridade no atendimento ao cidadão. O serviço será prestado por meio de links de fibra óptica, com previsão de uso de satélites nos locais onde não há viabilidade técnica para internet cabeada.
Já a Secretária de Previdência, Marina Brito, garantiu que o Ministério vem trabalhando diuturnamente para a recomposição completa do orçamento até o final do exercício e ressaltou o trabalho feito pela secretaria e pelo INSS para a redução da judicialização de processos.
“Nós participamos de um grupo conduzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) onde a questão central é a otimização dos trabalhos do INSS para a concessão administrativas dos benefícios e o que pode ser feito para que o cidadão não tenha a necessidade de levar a sua demanda para o judiciário. A secretaria trabalha em grande parceria com o INSS e ouvindo sempre outros órgãos para definir políticas públicas e encontrar a solução de problemas e desafios”, completou Marina.
Eva retomou a palavra e descreveu a greve, finalizada em 23 de maio, como dias de bastante diálogo com os servidores em busca de construções sólidas para a carreira e citou como um dos ganhos a criação de um comitê permanente de discussão entre o INSS e as entidades sindicais.
Sobre a necessidade de concurso público, Eva Lorena afirmou que o órgão está aguardando a autorização para que seja realizado novo certame. Destacou também que o INSS investe na ampliação e fortalecimento dos canais de atendimento para garantir qualidade no atendimento aos cidadãos.
Concluindo a sessão, a Deputada Federal Rejane Dias, descreveu o INSS como de suma importância na vida dos cidadãos: ”O objetivo principal dessa audiência pública é estreitar relações. Mesmo quem não tem um benefício, tem alguém na família que é impactado pelas políticas públicas da própria previdência.”
Estavam presentes também na Audiência o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Do Estado Do Piauí, Antônio Machado De Araújo, a Vice-Presidente de Patrimônio da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (ANASPS), Verônica Maria Monteiro Rocha, a Procuradora Regional da República e Coordenadora do Grupo de Trabalho Interinstitucional, Zélia Luiza Pierdoná, e o Servidor do INSS e Diretor da Secretaria de Administração da FENASPS, Moacir Lopes.