Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
ATENDIMENTO
Nesse sábado (23), a central de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) da Prefeitura do Recife, em Pernambuco, abriu as portas para os cidadãos interessados em requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso ou à pessoa com deficiência. A ação aconteceu das 8h às 13h30 e mais de 200 atendimentos foram realizados no local. Ao final, 59 pessoas saíram com o benefício já concedido.
O mutirão permitiu que cidadãos comparecessem à unidade sem necessidade de agendamento prévio para atualizar seus dados e solicitar o BPC. Além da equipe do município, composta por 40 profissionais, três servidores da Gerência-Executiva do INSS em Recife também realizaram atendimento à população, ajustando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), recebendo e analisando documentos pendentes, além de encaminhar as pessoas para as próximas etapas.
Após a solicitação, os requerentes do BPC à pessoa com deficiência precisam realizar avaliação social e passar por perícia médica em uma agência da Previdência Social, conforme data e horário agendados durante o mutirão. Já os idosos que compareceram à ação e tiveram os cadastros atualizados saíram com o benefício concedido de forma automática.
Um dos casos mais marcantes foi o de Diana do Livramento, de 65 anos, que saiu da ação com o benefício concedido na hora. “Nunca fui tão bem atendida na vida. O pessoal da prefeitura e do INSS foi muito atencioso comigo e consegui fazer tudo aqui. Saio muito feliz sabendo que terei um dinheirinho próprio agora, já que vivia com a ajuda financeira dos meus filhos”, comentou emocionada.
Ações dessa natureza são possíveis graças ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que permite a integração entre o INSS e outras entidades para facilitar o atendimento e o acesso aos serviços previdenciários fora das unidades da Previdência Social.
Roneymar Alves (ACS/Nordeste)
Conheça as redes oficiais do INSS: