Notícias
ENFRENTAMENTO À FILA
INSS faz mutirão de avaliação social no sábado em São Paulo
Dando continuidade às ações para reduzir a espera pela análise de benefícios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar amanhã (20) mutirão de avaliação social para pessoas com deficiência que pediram o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em São Paulo. O atendimento vai ocorrer nas agências da Previdência Social (APS) Penha, na capital, e São Vicente, no litoral. Ao todo, nove assistentes sociais vão fazer a avaliação social de 93 pessoas que estão agendadas para esse atendimento extraordinário.
Atendimento precisa ser agendado
Nos mutirões de avaliação social, só são atendidas pessoas que fizeram agendamento prévio. Para ser atendida, a pessoa com deficiência que pediu o BPC deve agendar atendimento pelos canais remotos do INSS: o telefone 135, o site gov.br/meuinss ou o aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e iOS. Caso haja vaga para os mutirões de sábado na localidade desejada pelo requerente, basta fazer o agendamento.
A gestão da ação extraordinária paulista é feita pelo Serviço Social da Superintendência Regional do INSS em São Paulo, com o apoio das equipes de assistentes sociais no estado.
Últimos e próximos mutirões
A ação de mobilização, com a abertura de novas vagas em finais de semana, está ocorrendo em várias unidades do INSS em São Paulo. No dia 13, o mutirão ocorreu nas agências Lapa, na capital, Iguape, no litoral, e Presidente Prudente, na região oeste do estado.
Sete assistentes sociais atenderam 45 requerentes do BPC à Pessoa com Deficiência. Já está programado também mutirão para o dia 27 de janeiro, nas agências Osasco (Grande São Paulo), Pinheiros (capital) e Presidente Prudente (interior).
Entendendo o BPC
O mutirão de avaliação social tem o objetivo de viabilizar o acesso da população ao BPC. Esse benefício exige, além de análise administrativa, uma avaliação da deficiência e do grau de impedimento do requerente, feitas pelo Serviço Social e pela Perícia Médica.
Outras exigências do BPC para a pessoa com deficiência é que a renda familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo e que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.
Egle Souza Ribeiro - ACS/SP
Siga as redes: Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/; Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial;
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov e YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial