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Idosos e deficientes que recebem o BPC precisam atualizar CadÚnico para manter benefício
Dados do mês de agosto apontavam que quase 100% dos 4,8 milhões de idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
De janeiro até julho, o número de beneficiários não inscritos passou de 310 mil para apenas 38 mil, o que possibilita ao INSS a continuidade do pagamento do benefício a mais pessoas.
Contudo, apesar de quase a totalidade estar inscrita no Cadastro Único, cerca de metade dos idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC estão com seus dados desatualizados.
A atualização deve ser realizada, no mínimo, a cada dois anos para garantir a manutenção do benefício, mesmo que não haja nenhuma alteração nos dados da família. Para tanto, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município ou do Distrito Federal ou o posto de cadastramento mais próximo para fazer a inscrição ou atualizar os dados do CadÚnico.
BPC
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuírem meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para realizar o pagamento do benefício, o INSS considera a inscrição no CadÚnico e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Para se cadastrar, o beneficiário deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a prefeitura do seu município. É necessário ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O registro também pode ser feito por um responsável familiar.
Como reativar o benefício
Nos casos em que o BPC for suspenso por falta de atualização no cadastro, o segurado deve primeiramente atualizar seus dados CRAS. Depois, basta acessar o Meu INSS e solicitar o serviço "Reativar Benefício".