Notícias
ENCONTRO
Gestores do INSS de todo São Paulo se reúnem em Águas de Lindóia
Gestores da Superintendência Regional Sudeste I (SRSE-I), das gerências executivas, das agências da Previdência Social, das Centrais de Análise, da Coordenação de Projetos Estratégicos e Inovação e da Presidência do INSS estiveram reunidos para planejar ações e traçar os rumos para o INSS dentro da realidade da nova estrutura do órgão. O Encontro Regional de Planejamento e Gestão do INSS em São Paulo ocorreu em Águas de Lindóia, interior do Estado, de 2 a 6 de maio, em duas etapas: a primeira, entre as equipes da SRSE-I e os gestores das gerências e agências e, a segunda etapa, com a participação das centrais de análise, as antigas CEABs.
Na abertura do evento, o superintendente do INSS em São Paulo, Edson Yamada, se mostrou otimista com o atingimento dos objetivos do encontro. “Nossa Superintendência tem um desempenho acima da média e a gente espera sair daqui com o conhecimento necessário para chegar num patamar ainda melhor”, explicou.
“Nós, gerentes, somos movidos pelo desafio e pela esperança. Vejo esse evento como essencial para discutimos o que precisamos e queremos para alcançar os resultados e ter o alinhamento necessário para irmos todos na mesma direção, nos solidificando como equipe”, afirmou Valéria Nicolassa, gerente executiva em Jundiaí que foi escolhida para representar os gerentes durante a abertura do encontro.
Ana Paula Pompermaier da Silva, coordenadora substituta de Gestão do Atendimento, chamou a atenção para os desafios diários enfrentados na área. “Por isso, estamos aqui: para ouvir vocês e reunir as várias perspectivas para realmente conseguirmos chegar num ponto comum”, disse.
Para a coordenadora de Gestão de Benefícios, Marcelle Sekiya, o principal objetivo da reunião é a construção de soluções concretas na sua área. “Como gestores, no dia a dia acabamos dando nosso jeitinho, mas estamos aqui para solidificar essas decisões e ações”, apontou.
“Estamos tendo um resgate da Gestão de Pessoas”, explicou Maísa Cristina Menezes Cabral coordenadora de Gestão de Pessoas da Superintendência. “O atual ministro, o Oliveira, e o presidente, o Guilherme, trabalharam para termos de volta o foco no servidor. Por isso, queremos sair dessa reunião podendo dar um real suporte na área”, concluiu.
A cerimônia de abertura do encontro foi finalizada com a apresentação do coordenador de Gestão de Orçamento, Finanças e Logística, Vanderlei Barbosa dos Santos. Ele falou a respeito de como ficam os trabalhos da área com a nova estrutura do INSS e colocou toda sua equipe à disposição dos participantes do evento.
Nossas equipes – No primeiro dia do Encontro, foi realizada a apresentação das equipes de cada uma das áreas da Superintendência para mostrar aos gestores o funcionamento dos serviços com a nova estrutura do Instituto.
As chefias e suas equipes do Gabinete, da Assessoria de Comunicação Social, da Gestão de Pessoas, do Orçamento, Finanças e Logística, da Gestão de Benefícios e da Gestão de Atendimento mostraram o trabalho que vem sendo desenvolvido e escutaram dos participantes como cada área pode atuar para atingir os anseios e necessidades de servidores e cidadãos.
Nosso papel e nosso futuro – O segundo dia do encontro foi reservado para falar sobre a missão do INSS. Reunidos em oficinas, os participantes conversaram sobre a administração dessa responsabilidade como gestores do Instituto e sobre a importância do planejamento para atingimento das metas. As rodadas de discussão visaram a promover o resgate da linha diretiva do INSS e, através do planejamento, traçar os rumos da instituição, observando as diretrizes estratégicas.
Na quarta-feira, as equipes das centrais de análise se juntaram aos demais participantes do evento. Encerrando a primeira etapa do encontro, foi a vez de falar sobre o planejamento para futuro do INSS com base nas discussões anteriores e com o olhar voltado para a gestão participativa das equipes das agências, das gerências executivas e da superintendência.
Ocorreram ainda apresentações da Geap e da Funpresp e a palestra “Olhar para a Gestão”, ministrada pelo Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, que há dez anos escreve e atua como consultor no mundo corporativo.
O encerramento da primeira parte da reunião contou ainda com as presenças do presidente do INSS, Guilherme Serrano, e da coordenadora-geral de Projetos Estratégicos e Inovação, Cibele Magalhães de Castro.
Guilherme Serrano, lembrando que atuou como gerente de APS, destacou a necessidade que sentia em ter ações planejadas. “Durante muito tempo a Casa ficou sem planejamento estratégico e todos nós sentimos essa falta”, explicou. “E, mais do que retomar esse planejamento, temos a Cibele nesse papel, que é uma pessoa que sempre priorizou esse trabalho no INSS”.
Em sua apresentação, Cibele Magalhães de Castro falou como foi construído o planejamento estratégico para o INSS em 2022 e a expectativa para 2023. “Essa reunião com as equipes é extremamente importante, pois a tendência é que as decisões tomadas unilateralmente não tenham sucesso quando chegam no coletivo˜, disse. Cibele ainda apresentou um pouco sobre o planejamento deste ano. “Nosso olhar, nessa retomada, é para a sociedade, que é para quem estamos aqui para servir˜, finalizou.
Projeto de Atuação Unificado – Na segunda etapa do Encontro as equipes das centrais de análise se reuniram com os demais participantes. Nesses dias, foram montadas turmas de acordo com as áreas de atuação: Atendimento, Benefícios e cada um dos serviços de centralização.
Nessa fase, houve a participação do chefe da Divisão de Gerenciamento das Centrais de Análise, Lucas Ribeiro Martins, e chefias do Serviço de Centralização da Central de Análise de Reconhecimento de Direitos, Daniela Guiraldelli, do Serviço de Centralização de Demandas Judiciais, Natália Weber, do Serviço de Monitoramento e Cobrança Administrativa, Aristides Butrico Junior, do Serviço de Gerenciamento de Sistemas de Atendimento e Benefícios, David Silva Gomes dos Santos e do Serviço de Gerenciamento de Acordos de Cooperação Técnica, Natália Mantovani Conte Dias.
Conforme explicou o chefe da Divisão de Gerenciamento das Centrais de Análise, o objetivo de cada uma das turmas foi identificar as dificuldades e deficiências de cada área e apontar soluções que possam vir a ser implantadas no âmbito da Superintendência Regional Sudeste I. “Cada área está traçando um plano de trabalho para ser executado em 2022, preferencialmente com propostas que estejam dentro da competência de atuação da Superintendência”, revelou.
Esses planos de trabalho vão ser, posteriormente, consolidados e refinados para que seja traçado um único projeto de atuação unificado para todo INSS no Estado de São Paulo neste ano.
Confira todas as fotos do evento no link: https://photos.app.goo.gl/jeUvWbz6vX7bxxB88