Notícias
CIDADANIA
Fortaleza ganha dois pontos do INSS Digital: um fixo e outro móvel
Os mais de 860 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Fortaleza (CE), passaram a contar com um posto fixo do INSS Digital na Câmara Municipal e uma unidade móvel. O protocolo de intenções foi assinado, nesta sexta-feira (12), pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi; pelo presidente do parlamento local, vereador Gardel Rolim, e pelo presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto.
Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS, a Câmara pretende levar à população todos os serviços administrativos que o cidadão tem acesso nas agências da Previdência Social. Os atendimentos acontecerão na Central da Cidadania , localizada na sede da Câmara.
Na unidade, as pessoas poderão consultar seus dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o extrato previdenciário, o andamento dos processos e dar entrada em requerimentos como o auxílio por incapacidade e o benefício de prestação continuada (BPC).
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressalta que essa é apenas uma das ações previstas para acontecer em Fortaleza. “A Câmara já possui um serviço que funciona muito bem e será melhorado com o acordo do INSS. Sabemos que Fortaleza é um grande centro e, por isso, ainda no primeiro semestre, além dessa iniciativa, pretendemos realizar um grande mutirão de perícia médica e Atestmed para melhorar ainda mais o atendimento”, afirmou o presidente do INSS, que acrescentou: “O acordo mostra a força do pacto federativo e o compromisso do INSS com o povo. Vamos replicar este modelo com outros parlamentos do Brasil”.
Já o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, além de agradecer o trabalho que tem sido feito, foi enfático ao dizer qual o foco do ministério: “Quanto mais o INSS estiver indo ao encontro da população, melhor será o serviço. A ambição da Previdência é ter, cada vez mais, um serviço eficiente e competente. Agradeço muito aos servidores do INSS e aos peritos médicos pelos serviços prestados, contribuindo para trazer mais agilidade à população”, destacou.
O presidente da Câmara, Gardel Rolim, detalhou a articulação com o governo federal para potencializar a oferta do INSS. “Os serviços são muito procurados. Firmamos com o ministério, em Brasília, essa parceria para ampliar o atendimento para os cidadãos de Fortaleza”, concluiu.
A cerimônia na Câmara contou ainda com as presenças do deputado federal André Figueiredo, do superintendente regional do INSS, Rodrigo Meireles, de vereadores e do ex-prefeito da cidade, Roberto Cláudio.
Unidade móvel levará serviços previdenciários a áreas remotas do município
Na parte da tarde, foi a vez de o ministro e o presidente do INSS participarem de solenidade no auditório da Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, para assinar um protocolo de intenções com o objetivo de levar serviços previdenciários para a população, por meio de uma unidade móvel.
O modelo é inovador, já que a prefeitura da capital cearense será a primeira no país a celebrar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS e levar serviços previdenciários ao cidadão em um veículo preparado para atender a população em áreas remotas do município.
Na unidade, será possível tirar dúvidas quanto ao site e aplicativo Meu INSS, quais são os tipos de benefício e suas regras de concessão, fazer consulta ao cadastro junto ao INSS, simular aposentadoria e solicitar benefícios como o auxílio por incapacidade temporária e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Stefanutto enfatizou quem são os beneficiários de ações como essa: “A nossa missão é alcançar aqueles brasileiros que ninguém enxerga. A parceria com o município é fundamental para que a gente chegue nessa população que não tem acesso a nada, mas que, a partir de agora, terá aos serviços da Previdência Social”, afirmou.
O ministro ressaltou que o acordo é mais uma ação do INSS e do ministério para dar respostas ao cidadão que depende da Previdência. “Temos trabalhado para atender a todos, para contribuir no sentido de reconhecer o direito dos cidadãos, seja por meio da análise do processo de forma mais rápida, baixando a taxa de juros do empréstimo consignado ou levando serviços à população em todos os lugares”, concluiu.
Texto e fotos: Roneymar Alves - ACS/Nordeste
Siga as redes: Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/; Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial;
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov e YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial