Notícias
Força-tarefa do INSS vai agilizar requerimentos de cidades mais afetadas pelas chuvas em Pernambuco e Alagoas
Uma ação integrada das equipes da Superintendência Regional do INSS no Nordeste vai permitir agilizar a análise de requerimentos oriundos dos municípios dos estados de Pernambuco e Alagoas que foram extremamente castigados pelas chuvas nas últimas semanas. Para isso, foi criada uma força-tarefa para atender, de forma mais célere, requerimentos previdenciários dessas regiões.
Hoje, a Superintendência Regional Nordeste possui ainda pendentes de análise cerca de 1.800 protocolos de reconhecimento inicial de direito com origem nas cidades mais atingidas pelas chuvas. A prioridade é dos pedidos de aposentadorias, salários-maternidade, pensões por morte e auxílios-reclusão que estão na fila de espera há um período superior a 45 dias.
Outra frente de trabalho irá atuar exclusivamente com a conclusão dos benefícios de Auxílio por Incapacidade Temporária das cidades da abrangência da Gerência-Executiva do INSS em Recife, uma vez que todas as cidades sob essa jurisdição foram atingidas pelos impactos das chuvas. Vinte e sete servidores irão formar um Grupo de Trabalho Excepcional, a ser realizado no período de 1 a 17 de junho de 2022.
Situação de emergência
Alagoas
O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das chuvas intensas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira (27) e incluiu Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Roteiro e Santa Luzia do Norte.
Pernambuco
Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, no último domingo (29), Pernambuco reconheceu situação de emergência por 180 dias em 14 municípios, são eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Goiana, Paudalho, Camaragibe, São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba.