Notícias
MUTIRÃO DO BPC
Final de semana de atendimento no Rio e em Salvador
O Rio de Janeiro recebeu neste sábado (15/07) o Mutirão do BPC, ação que visa acelerar a análise do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) para pessoa com deficiência. Na Superintendência Regional do Rio de Janeiro (SRSE III), o mutirão contou com a participação de 21 assistentes sociais convocadas pelo superintendente Marcos Fernandes. Em todo final de semana serão 350 antecipações de atendimento no Rio. No sábado, 175 casos foram analisados na Agência da Praça da Bandeira, na Zona Norte da cidade.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressaltou a importância de iniciativas que visam a diminuição das filas para concessão de benefícios: “Nosso maior desafio é diminuir a fila, especialmente porque na outra ponta dela o que nós temos são pessoas".
De acordo com Stefanutto, que conversou com as pessoas que aguardavam atendimento, o desafio à frente da instituição é grande. "Tenho muita confiança na nossa equipe de gestão e nos nossos servidores”, disse o presidente do INSS, que acrescentou: "Nosso objetivo é oferecer agilidade nos serviços ofertados ao cidadão".
Para Cláudio Declasble Filho, de 43 anos de idade, o atendimento antecipado resultou na concessão do BPC. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que comprometeu sua mobilidade. Sozinho e sem poder trabalhar, Cláudio deu entrada no pedido do benefício e passou por avaliação social neste sábado na Praça da Bandeira.
"Agradeço a oportunidade de ser atendido hoje (15/07), a minha avaliação estava agendada para o dia 31", conta.
Valdemir Gomes Oliveira, que utiliza cadeira de rodas para se locomover, elogiou o trabalho: "Essa iniciativa permitiu que eu fosse muito bem atendido".
Os atendimentos continuam neste domingo (16/07). Mais 175 pessoas tiveram suas avaliações sociais antecipadas.
Os próximos mutirões no Estado do Rio de Janeiro serão realizados em Macaé, nos dias 5 e 6 de agosto, com a oferta de 105 vagas. No final do mês será a vez da Baixada Fluminense.
Salvador
Em Salvador, serão atendidas 287 pessoas neste final de semana na Agência da Previdência Social Odilon Dórea, no bairro de Brotas.
No início da manhã o mutirão teve a primeira liberação de benefício: José Antônio Santana Alves, recebeu a carta de concessão das mãos da gerente-executiva, Lea Bressy. Morador do bairro de Pau da Lima, na capital baiana, José Antônio tem 61 anos.
Essa é uma ação nacional e já foi realizada em Montes Claros (MG), Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), Imperatriz (MA), Porto Velho e Ariquemes (RO) e Santos (SP).
Confira nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial