Notícias
PEP
Educação Previdenciária para os Povos Originários inicia nova etapa
Nesta etapa, lideranças indígenas, profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) das cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, no Amazonas, participam do curso Disseminadores das Informações Previdenciárias.
A capacitação será conduzida por Luciana Miranda, chefe da Divisão de Educação Previdenciária, e pelo servidor Niéliton Góis, servidor do INSS que atua no PREVBarco da região.
Essa fase do projeto vai levar conhecimentos sobre os direitos previdenciários para as tribos indígenas que vivem isoladas no Alto Solimões, no Amazonas.
“Existem alguns benefícios a que os indígenas têm direito, mas que não recebem por desconhecimento”, diz Luciana. “Contamos com a parceria desses multiplicadores que atuam diretamente com as tribos para levar a informação correta para esses grupos”, completa Luciana.
A partir de dezembro, os disseminadores contarão com áudios e vídeos de apoio explicando o que é Previdência Social para apresentar aos indígenas durante suas missões . Para ampliar ainda mais este alcance, até o primeiro trimestre de 2024, esses conteúdos serão traduzidos para várias línguas indígenas.
No próximo ano, o projeto também ganhará novos parceiros como instituições de ensino e entidades de preservação da cultura indígena para dar capilaridade ao projeto.
Katia Carminatto
Siga as redes: Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/; Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial;
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov e YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial