Notícias
COMEMORAÇÃO
Dia do Agricultor: valorização e reconhecimento de direitos
No dia 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor, trabalhador de importância vital para o funcionamento da sociedade e da economia mundial. A data é uma forma de homenagear os trabalhadores rurais e reconhecer suas contribuições históricas e culturais. A data foi criada em 1966, em razão do centenário da fundação do Ministério da Agricultura, pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek.
Os agricultores são pessoas que se dedicam diariamente ao trabalho no campo, englobando atividades como o preparo do solo e o manejo das pragas e doenças nas lavouras, com o intuito de aumentar a produtividade. Eles enfrentam uma tarefa desafiadora, porém crucial, para assegurar o fornecimento de alimentos para a sociedade brasileira. Seu esforço e dedicação são de extrema importância para a sustentabilidade e prosperidade do setor agrícola, garantindo o acesso a alimentos de qualidade para toda a população.
Embora a variedade de produtos agrícolas concentre a atenção da população especialmente no setor alimentício – como grãos, frutas e verduras até carnes e laticínios –, a agricultura também é responsável por matérias-primas fundamentais às indústrias, como as têxteis, de combustíveis e de cosméticos. Um trabalho que exige conhecimento e dedicação pelo ofício, essenciais para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.
Agricultores e a Previdência Social – A Previdência Social desempenha um papel fundamental ao oferecer benefícios, segurança e proteção aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Eles têm direito a aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, salário-maternidade e pensão por morte. Esses benefícios são necessários em situações de vulnerabilidade, como acidentes de trabalho ou problemas de saúde.
Acesso aos serviços previdenciários – O sistema de proteção social não é o da eliminação, mas sim da redução das desigualdades sociais e regionais por meio da garantia do benefício. Ainda é comum no meio rural a falta de comprovação dessa condição, já que muitos não têm documentação necessária que sirva como instrumento probatório. Neste cenário, o INSS tem atuado também por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP), que leva orientações e informações a quem trabalha no campo.
Quanto menor o acesso dos cidadãos aos serviços previdenciários, maior é a presença dos disseminadores do Programa. As ações vão além do ato de informar, porque essa interlocução entre a Previdência e a sociedade ajuda os cidadãos a compreenderem seus direitos e deveres.
A Previdência Social parabeniza e reconhece a importância da categoria para o desenvolvimento do país e reafirma o compromisso de trabalhar em prol de um futuro mais seguro e sustentável para todos.
Confira nossas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial