Notícias
Começa atendimento do INSS aos indígenas em Amambai/MS
Durante esta semana, indígenas de pelo menos três aldeias terão atendimento extraordinário do INSS na cidade de Amambai, distante 380 quilômetros de Campo Grande (MS). Ação segue o decreto que atesta situação de emergência na localidade em decorrência dos estragos causados pelas fortes chuvas. Na ocasião, o INSS disponibilizará o serviço de requerimento de benefícios previdenciários, em especial, aposentadoria por idade, salário-maternidade e pensão por morte.
A Defensoria Pública Federal, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e Ministério dos Povos Indígenas também participam da ação em Amambai, que é uma das comunidades indígenas mais povoadas na região sul do estado, e reúne cerca de 7.500 indígenas da etnia Guarani Kaiowá.
O trabalho de atendimento presencial está sendo feito em parceria com a Funai (Fundação Nacional do Índio), que atesta o cadastramento dos requisitos e aponta qual etnia o segurado está ligado.
Segundo dados da Agência da Previdência Social em Amambai, pelo menos 90% dos atendimentos feitos na cidade são exclusivamente à comunidade indígena.
A região abriga as Aldeia Limão Verde, Aldeia Amambai e Aldeia Jaguaraí. Muitas das vezes, para receber atendimento, os indígenas precisam se deslocar até a cidade caminhando por até três horas. Com a ação realizada pelo INSS, a população local terá acesso in loco aos serviços previdenciários.
Confira nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial}
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial