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ENFRENTAMENTO À FILA
Balanço positivo na primeira semana de ligações da Central 135
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão à espera da análise de requerimentos para benefício por incapacidade temporária desde a segunda-feira estão recebendo ligação do número (11) 2135 0135 para trocar a perícia pela análise documental. O balanço é positivo: de 55.551 contatos efetuados nos três primeiros dias, 14.055 atenderam a ligação. Desse total, 5.883 pessoas foram encaminhadas para o Atestmed.
Das 627 mil pessoas que aguardam por perícia médica, 480 mil são elegíveis ao Atestmed. E é sobre esse quantitativo que 300 operadores da Central 135 estão trabalhando. Diariamente, cada atendente liga para 60 pessoas. Ou seja, 18 mil pessoas por dia são chamadas a apresentar o Atestmed por meio do aplicativo ou site Meu INSS.
As ligações são realizadas de segunda-feira a sábado das 9h às 17h. Já a Central 135 funciona das 7h às 22h (horário de Brasília).
"Os números da primeira semana mostram uma mudança de comportamento do nosso segurado: ele está mais receptivo. Nossa expectativa é de que esses números cresçam nos próximos dias", comemora o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto.
Não caia em golpe: o INSS não pede foto
Caso o segurado receba a ligação do número (11) 2135 0135 e mesmo assim fique na dúvida se é o INSS. Basta desligar e ligar imediatamente para a Central 135. Esse número com prefixo de São Paulo somente efetua chamadas. Ele não recebe ligações e nem mensagem de WhatsApp. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato.
Nunca é demais dizer: o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária.
O instituto somente entra em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o INSS que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, desligue.
O que deve constar no atestado médico ou odontológico
- A documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado na hora do requerimento deve ser legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, as seguintes informações:
- Nome completo do segurado;
- Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
- Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
- Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe, ou carimbo;
- Data do início do afastamento ou repouso;
- Prazo necessário estimado para o repouso.
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Martha Imenes/Ascom