Notícias
Aposentadoria urbana é tema de Live no Youtube do INSS
A aposentadoria para os contribuintes urbanos da Previdência Social é programada para quando a mulher completa 62 anos de idade e, pelo menos, 15 anos de contribuição, e o homem, 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Essa nova regra passou a vigorar com a Reforma da Previdência de 2019. A Live desta semana, transmitida pelas redes sociais do INSS, vai explicar um pouco mais sobre esse novo tipo de aposentadoria e quais são os casos em que ela não se aplica.
A Live está agendada para quarta-feira (12), às 14h30 e será apresentada pelo servidor do INSS Marcos Correa, que atua na área de benefícios há 20 anos.
Calendário de Lives
Mensalmente às quartas-feiras, um educador especialista do INSS explica um tema específico, esclarecendo como ter direito a determinado serviço ou benefício previdenciário e quais deveres devem ser cumpridos pelos segurados. Na próxima semana, no dia 17 de abril, será realizada a ação educativa em celebração ao Dia da Diversidade, quando serão apresentadas as alterações e adaptações da lei no âmbito previdenciário em consonância com as mudanças sociais baseadas nas questões de gênero, igualdade e reconhecimento do direito na diversidade.
Em maio, será a vez de conhecer o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Entre os assuntos já agendados para este ano também estão os acordos internacionais do Brasil com outros países para o uso de contribuição previdenciária realizada fora do território nacional; benefícios para quem atua na atividade rural e para os empregados domésticos.
Fique de olho nos canais digitais do INSS para aprender mais sobre a Previdência Social e como ter acesso aos benefícios e serviços do INSS.
Live: Aposentadorias urbanas programáveis - Idade e tempo de contribuição
Dia: Quarta-feira, 12 de abril
Horário: 14h30 (horário de Brasília)
Onde:
Youtube (https://youtube.com/@INSSOficial )
Instagram (https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/)
Facebook (https://www.facebook.com/inss.gov)
Twitter (https://twitter.com/INSS_oficial)