Notícias
ATENDIMENTO
Agência da Previdência em Londrina está em pleno funcionamento
Após uma reforma orçada em R$ 2,2 milhões que teve início em abril de 2022, a APS Shangri-Lá de Londrina foi reinaugurada na última sexta-feira (29). A solenidade oficial de reabertura contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi; do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto; da Superintendente Regional Sul, Kathia Maria Moreira Braga, e do gerente executivo do INSS em Londrina, Ronaldo Azevedo Patrício, além de outras autoridades locais e regionais.
A APS reformada prestará uma média de três mil atendimentos mensais relacionados a benefícios por incapacidade. Além dos moradores de Londrina - segunda maior cidade do Paraná e quarta maior do sul do país - a unidade atenderá segurados de outros 26 municípios do norte paranaense. O edifício reinaugurado oferece nove salas de perícia médica à população, que será atendida por uma equipe formada por 33 servidores: 18 administrativos, 12 peritos médicos e 3 assistentes sociais.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou que a reforma da APS Shangri-Lá integra diversas outras ações implantadas com foco na redução da fila do INSS para o prazo legal de 45 dias e também na humanização do atendimento à população. “Em conjunto com os servidores, estamos resgatando o Ministério e o INSS para permitir que os mais de 38 milhões de segurados tenham seus direitos garantidos no maior programa social do mundo. Com valorização e reestruturação, a Previdência Social será cada vez mais eficiente, pois o povo precisa da gente”, afirmou.
Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto ressaltou que o resgate do respeito ao cidadão é uma das prioridades do novo governo. " O segurado não é um CPF. É um ser humano que pagou suas contribuições e que tem que ser bem recebido e ter seus direitos respeitados. Apesar do quadro difícil que recebemos, vamos humanizar a política pública e qualificar os canais de atendimento, incluindo as agências, para cuidar bem dos brasileiros", enfatizou.
O edifício reformado pertence à Previdência Social desde 1972, quando se tornou propriedade do INPS, e funciona como agência do INSS desde 1992. Como estrutura do antigo prédio não oferecia mais as condições ideais de atendimento aos segurados, a unidade recebeu a mais ampla reforma de uma agência do INSS no Brasil nesta década. Construído numa área de aproximadamente 1.100 metros quadrados, o prédio reformado conta com pavimento térreo, dividido em duas partes. Na frente encontram-se espaços amplos, com salas, banheiros, guichês de atendimento, triagem e espaço para espera dos segurados. Já nos fundos funciona a retaguarda, destinada exclusivamente para uso dos servidores, composta por salas, banheiros e espaço de convivência.
"A gente acompanhou durante longa data os incômodos pelos quais os segurados passavam na APS Shangri-Lá Acho que essa reconstrução e transformação que a agência sofreu no sentido de aqui atender apenas benefícios por incapacidade é de um preciosismo muito grande. Uma bandeira que defendo de longa data", ressaltou a Superintendente Regional Sul, Kathia Maria Moreira Braga.
A reforma atendeu todas as normas vigentes, principalmente, na questão estrutural, elétrica, lógica, acessibilidade, prevenção e combate a incêndios. " “Nós atendemos a todos os requisitos estabelecidos pelo Ministério Público Federal, que realizou uma inspeção técnica para avaliar a acessibilidade e nos deu uma excelente nota. Quem conheceu o prédio antes da reforma vai levar um susto. Na prática, é uma nova agência”, conclui o gerente-executivo da GEX Londrina, Ronaldo Azevedo Patrício.
Fique de olho nas nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
Cleusa Pozzetti Siba (ACS/PR)
Com a colaboração de Marcos Antônio Varjão (INSS/Londrina)