Notícias
Agência do INSS em Tapes (RS) beneficia mais de 34 mil pessoas
O ministro Onyx Lorenzoni e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, conduziram, nesta terça-feira (22), às 9h, a cerimônia de entrega da sede própria da Agência da Previdência Social em Tapes (RS). O novo espaço também é destinado a atender os habitantes de Cerro Grande do Sul e Sentinela do Sul, beneficiando o total de 34 mil brasileiros.
No terreno doado pela Prefeitura Municipal, na Rua Coronel Pacheco, nº 1.090, Centro, o INSS investiu R$ 1,74 milhão para construir um moderno edifício de 334 m², com amplo estacionamento e acessibilidade aos idosos e às pessoas com deficiência. Um alto padrão de conforto, agora disponibilizado em um ambiente seguro, climatizado e aconchegante à população. Por mais de 25 anos, a unidade de atendimento funcionou na sobreloja do Banco do Brasil.
Equipe e atendimento
O quadro da agência é composto pelo gerente, Jones Leandro Costa, um médico perito, uma estagiária e mais dois servidores. De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, a equipe recebe os atendimentos agendados para os serviços de perícia médica, cumprimento de exigência, exigência expressa, justificativa administrativa e judicial. Por mês, são realizados, em média, 1.325 atendimentos.
A unidade mantém 8,8 mil benefícios, dos quais 7,7 mil são aposentadorias e pensões, que injetam R$ 13,2 milhões, mensalmente, na economia da região.
Unidade em Tapes
Distante 108 quilômetros ao Sul da capital Porto Alegre (RS), o município gaúcho de 17,3 mil habitantes já vem usufruindo da nova estrutura desde 31 de maio do ano passado, quando o avanço da pandemia da COVID-19 impediu a realização da cerimônia de inuguração.
Assim, colocando os interesses e as necessidades dos segurados em primeiro lugar, o Instituto decidiu autorizar o funcionamento da agência sem qualquer solenidade. No entanto, a importância de celebrar com a população uma conquista que é dela não foi esquecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, que agora paga essa dívida com a aprazível e acolhedora cidade de Tapes.