Notícias
CIDADANIA
Ação itinerante leva serviços públicos para cidades mineiras
Moradores de Esmeraldas e Ribeirão das Neves receberam informações sobre serviços previdenciários
Publicado em
14/08/2024 17h58
Atualizado em
14/08/2024 17h59
Levar os serviços previdenciários a quem mais precisa. Com esse objetivo em mente, três servidoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participaram das ações do MP Itinerante realizadas, nesta terça-feira (13), em Esmeraldas, e no sábado (10), em Ribeirão das Neves, municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).
“Que Deus abençoe vocês do INSS”, declarou Maria Sabino, ao finalizar seu atendimento, na manhã de ontem (13), na Praça Getúlio Vargas em Esmeraldas. A moradora de Belo Horizonte se deslocou até o município vizinho, buscando agilizar seu requerimento de atualização de representante legal – após o falecimento da mãe, ela passou a cuidar do irmão, que é aposentado por incapacidade permanente.
A filha de dona Maria, Marisa Moura, explicou que não conseguiu realizar o serviço na Central 135 e, ao entrar no site do INSS, leu uma matéria sobre a participação do Instituto no MP Itinerante em Esmeraldas. “Peguei o carro e vim. Não conhecia a cidade, mas não meço esforços para ajudar minha mãe”, relata, acrescentando que ficou muito satisfeita com a abertura do requerimento. Ela foi orientada pela servidora Júnia Machado, do Programa de Educação Previdenciária (PEP), a utilizar o Meu INSS, para acompanhar o andamento do processo. “Vou baixar o aplicativo e começar a usá-lo”, afirmou Marisa.
A servidora municipal de Esmeraldas, Maria Dolores Braga, também buscou o atendimento do INSS. Ela calcula que já está perto de se aposentar e pediu informações sobre como fazer a simulação do tempo de serviço. Maria Dolores foi orientada sobre esse serviço, que também está disponível no Meu INSS.
Já a aposentada Zélia Cabral desejava saber sobre descontos de consignado em seu pagamento. A servidora do INSS verificou a situação da aposentada, explicando os descontos que constam no pagamento. Júnia informou ainda a importância de se acompanhar o extrato de pagamento, que pode ser acessado pelo Meu INSS.
“Este tipo de ação é muito importante porque permite o atendimento cara a cara, que está cada vez mais difícil nestes tempos de atendimento remoto”, avalia Júnia. Avaliação semelhante é feita pelas servidoras da Agência do INSS em Ribeirão das Neves, Luci Grei de Souza e Maria Rita de Oliveira, que participaram do MP Itinerante, realizado em Ribeirão das Neves, no último sábado (10).
“Fizemos atendimento de simulação do direito à aposentadoria e, na maior parte dos casos, orientação e informação”, conta Maria Rita. “Ribeirão das Neves, por ser uma região de pessoas mais humildes, possui um público que tem dificuldade com atendimentos remotos, pois não tem acesso à tecnologia como os segurados de outras regiões menos carentes. Sendo assim, foi importante esse contato presencial”, avalia.
Na opinião da servidora Luci, a participação do INSS no MP itinerante foi “uma ótima oportunidade para que os cidadãos tirassem suas dúvidas e eventualmente resolvessem suas demandas com uma menor burocracia, sem a necessidade de agendamento, por exemplo”. Ela conta que, entre os serviços prestados, foram realizados o agendamento de perícias nos requerimentos pendentes no novo fluxo de auxílio por incapacidade temporária e simulações de aposentadorias, com explicações sobre as regras de transição após a Reforma da Previdência em 2019.
As duas servidoras acreditam que a ventania excessiva no local do evento – a esplanada no entorno do Estádio Municipal, pode ter sido um dos motivos de um público menor do que o estimado. “A expectativa da equipe era atender um maior número de pessoas. A despeito disso, os atendimentos foram de grande valia para aqueles que os buscaram, principalmente, para os que aguardam receber o benefício por incapacidade”, destaca Luci.
O projeto
Através das parcerias, desde 2010, o MP Itinerante tem visitado cidades mineiras de pequeno porte, disponibilizando às comunidades serviços públicos diversos. Além do INSS, a iniciativa conta com a participação de órgãos públicos e instituições, como Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Ouvidoria do Ministério Público, Ouvidoria da Mulher, Defensoria Pública, Correios, Tribunal Regional Eleitoral, OAB, prefeituras municipais, Polícias Civil, Militar e Ambiental, Cemig e Copasa, entre outros.
Nilmara Pereira, da ACS/MG
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br