Simplificação dos serviços do Meu INSS
LOC ACS Abertura:
Olá! Cada vez mais, vem sendo ampliada a oferta de serviços do INSS pelos meios digitais. Por isso, frequentemente, essas interfaces digitais de atendimento têm de ser atualizadas e aperfeiçoadas. No episódio de hoje do podcast Momento INSS, o Coordenador do Programa de Educação Previdenciária em Belo Horizonte, o servidor do INSS, Luciomar de Mello, explica as recentes mudanças no aplicativo MEU INSS, que buscou simplificar e agrupar os requerimentos.
LOC 1 ACS: No que exatamente consiste essa mudança?
O INSS oferece um leque grande de serviços aos seus segurados e aos cidadãos em geral. São mais de cem serviços oferecidos à população. E praticamente todos eles estão disponíveis nos canais remotos de atendimento. Para facilitar a localização do serviço a ser solicitado, o aplicativo MEU INSS passou por alterações, agrupando os serviços por afinidade ou por semelhança, reduzindo assim, a quantidade de funções no aplicativo, isso na tentativa de tornar a navegação mais prática para o usuário.
LOC 2 ACS: Por que essa mudança do Meu INSS é importante?
Então, o objetivo da simplificação é tornar o uso do aplicativo mais fácil e evitar contradições e confusões na hora de solicitar os serviços. Por exemplo, antes da simplificação, encontrávamos dois serviços relacionados a dados cadastrais: um denominado Atualização de Dados Cadastrais e outro Atualização de Dados do Benefício. O segurado ficava na dúvida entre os dois serviços. O primeiro referia-se a dados cadastrais de qualquer pessoa junto ao CNIS, o nosso grande banco de dados de pessoas físicas da Previdência Social. Já o segundo, denominado Atualização de Dados do Benefício, seria destinado apenas para quem já recebe benefício do INSS. Agora, esses dois serviços estão agrupados numa única opção denominada “Atualizar Cadastro e/ou Benefício''. Durante o preenchimento do formulário eletrônico o segurado/cidadão vai escolhendo as opções de acordo com a sua necessidade específica.
LOC 3 ACS: Por favor, pode trazer outros exemplos desses serviços que foram agrupados, buscando esta simplificação?
Um outro exemplo é para quem quer atualizar a documentação de Procurador ou Representante Legal. Só lembrando, o Procurador representa o beneficiário por motivo de impossibilidade de locomoção ou de ausência por motivo de viagem. Já o Representante Legal é aquele que representa o beneficiário considerado incapaz para os atos da Vida Civil: quando representam os menores, são chamados de tutores; e quando representam os maiores de idade, são chamados de curadores. Então, esses dois serviços, eles estavam separados. Tinha um serviço específico para cada requerimento, o que podia gerar muita dúvida para o segurado na hora de formalizar o serviço. Agora, vai solicitá-lo através de um único serviço “Atualizar Procurador e Representante Legal”. Então, durante o preenchimento do requerimento eletrônico, o interessado ele vai especificando se se trata de Procurador ou Representante Legal e se se trata de inclusão, exclusão ou renovação de Procurador ou do Representante Legal. Fica bem mais simples assim.
Um outro exemplo, ainda, refere-se à solicitação de pagamento não recebido pelo beneficiário. Antes tínhamos dois serviços: solicitar pagamento não recebido, que era genérico, e solicitar pagamento não recebido por motivo de óbito. Agora, basta escolher o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. Durante o preenchimento do formulário eletrônico, o interessado vai especificando o motivo pelo qual está solicitando o serviço. Ficou bem mais lógico!
São muitos os exemplos. No que se refere a Imposto de Renda, por exemplo, eram três serviços diferentes; agora apenas um.
LOC 4 ACS: Além do aplicativo do MEU INSS, o outro canal remoto de atendimento é o telefone 135. Quais serviços ainda se encontram disponíveis apenas pela Central 135?
São poucos, mas ainda existem esses serviços que podem ser realizados apenas pela Central 135. Um exemplo é o serviço “Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento”.
Nesse serviço é possível fazer o acerto de vínculos e remunerações, principalmente daqueles vínculos empregatícios, e alterar o código de pagamento daqueles segurados - pessoa física - que pagam no carnêzinho ou na guia de recolhimento a cada mês, e caso tenha feito a contribuição no código errado, por exemplo.
LOC 5 ACS: Sabemos que, mesmo com a simplificação, dúvidas com relação ao uso dessas ferramentas podem surgir. O que fazer nesses casos?
Vamos lá, em caso de dúvidas a população deve ligar para a central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É o canal adequado para se tirar qualquer dúvida. No caso do aplicativo do INSS, o beneficiário pode contar com a ajuda da nossa assistente virtual chamada Helô, no próprio aplicativo ou assistir os vídeos explicativos sobre a navegação que podem ser encontrados na internet no site do INSS, que é o www.gov.br/inss.
Encerramento:
Como essas orientações do servidor Luciomar de Mello, chega ao fim mais um episódio do podcast Momento INSS. Até a próxima!
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