Serviço de Cadastramento e Renovação de Procurador
PODCAST MOMENTO INSS - Serviço de Cadastramento e Renovação de Procurador
Luís Otávio Moreira Cancian, gerente-executivo de Poços de Caldas
15 de março de 2021
Locução 1 ACS
Olá! Começa agora o Momento INSS! Hoje, explicando como cadastrar ou renovar procurador. Quem orienta é Luís Otávio Cancian, gerente-executivo do INSS de Poços de Caldas, no sul de Minas.
Áudio Luís Cancian
O serviço deve ser utilizado para renovar ou cadastrar procurador que esteja autorizado a receber benefício em nome de outra pessoa. É possível cadastrar um procurador nos casos em que o beneficiário esteja ausente, com doença contagiosa, impossibilitado de andar e caso o beneficiário seja idoso, acima de 80 anos. A solicitação do serviço é feita pela internet, por meio do site meu.inss.gov.br ou aplicativo “Meu INSS”, após realizar login com CPF e a senha basta digitar procuração na barra de pesquisa que o aplicativo localizará o serviço. A partir dali basta seguir as orientações dadas pelo sistema de requerimento, inclusive a respeito da documentação a ser apresentada.
Locução ACS
Para saber quais são os modelos de procuração, fique atento a essas informações:
Áudio Luís Cancian
Para a realização do serviço, a procuração pode ser pública, que é aquela feita em cartório ou particular. O modelo de procuração particular pode ser encontrado no site do INSS, na aba “saiba mais” em seus direitos e deveres. O cadastramento da procuração tem validade de um ano, devendo ser renovado nos últimos trinta dias de vencimento desse prazo, caso necessário.
Locução ACS
Apesar de semelhantes, existem diferenças entre cadastrar representante legal e procurador. Confira:
Áudio Luís Cancian
Por fim, lembrando que apesar de parecidos, o serviço de cadastramento de procurador e o de representante legal são diferentes, pois as pessoas civilmente incapazes, ou seja, os menores de dezesseis anos ou com doenças mentais que impeçam a tomada de decisões e necessitam de representante legal, não podem nomear procurador.
Ainda existindo qualquer dúvida, o usuário ele pode solicitar mais informações ligando na nossa central telefônica “135” ou ainda utilizar a “Helô”, que é a assistente virtual do INSS.
Locução ACS
Com essas dicas sobre como cadastrar procurador, o momento inss fica por aqui. Até a próxima!
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