Prova de Vida Digital (08/2020) – participação de Lídia Lopes (SRII)
PODCAST MOMENTO INSS PROVA DE VIDA POR BIOMETRIA - LIDIA LOPES – DIVBEN/SRII –08/2020
LOCUÇÃO:
OLÁ! COMEÇA AGORA O MOMENTO INSS! A PROVA DE VIDA DIGITAL JÁ COMEÇOU A SER REALIZADA EM TODO O PAÍS. EM MINAS, 66 MIL SEGURADOS VÃO PARTICIPAR DESSA EXPERIÊNCIA, FEITA POR BIOMETRIA FACIAL. QUEM EXPLICA COMO FUNCIONA É A SERVIDORA DA REGIONAL DO INSS, LÍDIA LOPES, ESPECIALISTA EM MANUTENÇÃO DE BENEFÍCIOS.
ÁUDIO LÍDIA LOPES:
Serão mais ou menos 500 mil beneficiários em todo o país e 66 mil em minas gerais. Foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor porque o INSS vai usar a base de dados do departamento nacional de trânsito, que é o DENATRAN, e do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, e dentre as pessoas que já deveriam ter realizado a prova de vida e ainda não fizeram.
Os segurados eles vão receber um SMS ou email ou uma ligação da Central 135, informando o que eles devem fazer. Importante frisar que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. E tudo vai ser feito dentro dos aplicativos do Governo.
Portanto, o segurado deve estar atento para não clicar em links recebidos de outra forma. Em caso de dúvida, deve sempre ligar para a central 135.
Como que vai ser o procedimento? Primeiro, é necessário que o segurado possua um celular com câmera frontal e tenha os aplicativos MEU INSS e MEU GOV.BR já instalados, quando ele fizer o login no MEU INSS, o aplicativo vai fazer a verificação da vivacidade, que é o reconhecimento facial.
O aplicativo vai orientar o segurado a centralizar o rosto, a virar o rosto pra direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto, e fazer a captura da biometria através de foto. Em seguida, fará a verificação da identidade que, se for validada pelo TSE, o segurado terá que informar o número do Título de Eleitor. E se for no DENATRAN, terá que informar a data de emissão da Carteira de Habilitação.
Perguntaram se a Prova de Vida tinha acabado. Não! A Prova de Vida nunca deixou de ser necessária. Todo ano, como regra geral, o beneficiário tem que realizar a prova de vida de forma presencial no banco onde ele recebe. Atualmente, devido à pandemia, o INSS não está suspendendo os pagamentos por não realização da prova de vida. Porém, a obrigatoriedade existe para evitar pagamento indevido e o bloqueio dos benefícios. Então, para os cidadãos que não tenham acesso à internet, nem ao smartphone, nem foram selecionados para esse projeto agora, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.
Nós esperamos que o projeto-piloto seja um sucesso pois a expectativa é que essa modalidade seja estendida a todos ainda este ano. Assim, todo mundo vai ter a comodidade de fazer a prova de vida sem precisar de sair de casa.
LOCUÇÃO:
SE AINDA TEM DÚVIDAS, É SÓ LIGAR PARA O TELEFONE DA CENTRAL 135, QUE FUNCIONA DE SEGUNDA A SÁBADO, DE 7 ÀS 22 HORAS. OU ENTÃO NO PORTAL WWW.INSS.GOV.BR.
- Baixar arquivo em formato MP3 (2.8 MB)