MEU INSS Parte 1 (11/2020) - participação de Gisele Braga (Dirat/CMA)
EDIÇÃO PODCAST MEU INSS – APRESENTAÇÃO E NOVIDADES
Gisele Braga, Coordenadora de Modelagem do Atendimento da Direção Central do INSS
LOCUÇÃO 1 ACS:
Olá! Começa agora o momento inss! O programa de hoje é sobre o aplicativo meu inss, disponível para celulares e pela internet, que representa um dos principais canais de acessos aos serviços previdenciários.
A servidora gisele braga, coordenadora de modelagem do atendimento da direção central do inss, em brasília, apresenta as novidades mais recentes do aplicativo, orientando como acessar.
ÁUDIO GISELE
O MEU INSS é uma plataforma digital onde o cidadão pode obter serviços e protocolar pedidos de pedidos de benefícios ou serviços ao INSS sem precisar sair de casa. Ele pode ser acessado pelo portador pelo endereço MEUINSS.GOV.BR ou pelo celular, bastando baixar o aplicativo na loja, disponível tanto para Android quanto IOS. São muitos os serviços que podem ser acessados, como por exemplo, os pedidos de aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, perícia médica, entre tantos outros.
LOCUÇÃO 2 ACS:
ALÉM DE FAZER SEUS REQUERIMENTOS DE BENEFÍCIOS, QUAIS OS PRINCIPAIS SERVIÇOS PODEM SER ACESSADOS PELO MEU INSS? QUAIS SÃO AS NOVIDADES DO APLICATIVO?
É possível também obter, instantaneamente, alguns serviços, como por exemplo, o extrato previdenciário, que é ali um extrato, um resumo dos empregos, vínculos que a pessoa teve ao longo da vida, com seus respectivos valores de contribuição.
Recentemente, o MEU INSS ganhou dois novos serviços. Um deles é a declaração de atividades, com a relação das categorias de atividades exercidas pelo cidadão, muito utilizadas ali pelos contribuintes individuais. Outro serviço recém-lançado foi o simulador de renda. Agora, além de saber quanto tempo de contribuição já possui e quanto tempo falta pra se aposentar, é possível também estimar o valor do benefício a ser pago.
LOCUÇÃO 3 ACS:
Essas são as dicas para usar melhor os canais remotos do inss, fundamentais nesse período de pandemia. O portal meu inss, também em aplicativo para celular, e o telefone 135, de segunda a sábado de 7 às 22 horas.
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