Extrato de Rendimentos para Declaração IR
LOC ABERTURA – Desde o dia 15 de março, a Receita Federal já está recebendo a Declaração de Imposto de Renda. Por isso, muitos segurados do INSS buscam informações sobre a emissão do Extrato de Rendimentos dos seus benefícios. O Podcast Momento INSS conversa com o servidor do INSS em Divinópolis, Marcos Correa, para explicar como emitir esse documento.
LOC 1 ACS – Antes de acessar, Marcos, explica pra gente o que é esse Extrato de Rendimentos?
ÁUDIO Marcos Correa
O extrato de rendimentos ou o extrato para Imposto de Renda é o documento em que constam todos os valores que o beneficiário recebeu do INSS no ano passado. Nesse documento, o segurado também encontra o valor do Imposto de Renda Retido na Fonte, e quanto ele contribuiu para a Previdência no último ano.
LOC 2 ACS – Quem precisa emitir esse documento e por quê?
ÁUDIO Marcos Correa
Esse documento é destinado para aposentados, pensionistas e pessoas que estiveram afastadas do trabalho recebendo Benefício do INSS em 2022. O Extrato de Imposto de Renda traz os rendimentos pagos anualmente pelo INSS e é necessário no momento do preenchimento da declaração. Então, para os beneficiários do INSS, que precisam declarar à Receita Federal, o Informe é um dos documentos necessários para preencher sua Declaração de Imposto de Renda.
LOC 3 ACS – E como esses beneficiários devem fazer pra emitir esse documento?
ÁUDIO Marcos Correa
É importante reforçar que o segurado não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet. Basta acessar o Meu INSS, disponível como site no endereço meu.inss.gov.br ou como aplicativo para celular. Após fazer o login, com uso de senha, procure a opção Extrato de Imposto de Renda na página inicial, na área “Outros Serviços”. Outra opção é conseguir o comprovante junto ao banco onde o cidadão recebe o pagamento do seu benefício.
LOC 4 ACS - E se ele ainda não tiver uma senha? Como deve ser o procedimento?
ÁUDIO Marcos Correa
Nesse caso, será necessário fazer um cadastro inicial, criando uma senha com, no mínimo, 9 caracteres, e, pelo menos, uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Qualquer dificuldade no cadastro da senha, o beneficiário poderá entrar em contato com a central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
LOC ENCERRAMENTO ACS
Lembrando que, em 2023, o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda vai até 31 de maio. Com essas orientações sobre Extrato de Rendimentos para Imposto de Renda, a gente encerra mais uma edição do podcast MOMENTO INSS. Até a próxima.
Clique AQUI e confira, também, o vídeo com o Passo a Passo.
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