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INSS Digital é premiado no 22º Concurso Inovação no Setor Público
O Projeto INSS Digital foi premiado hoje (26), no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, em Brasília (DF), na 22ª Edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O projeto concorreu na categoria Inovação em Serviços ou Políticas no Poder Executivo Federal e foi um dos cinco selecionados na categoria. Ao todo, 15 iniciativas, divididas em três categorias, receberam a premiação.
O presidente do INSS, Edison Garcia, e o chefe da Divisão de Padronização de Procedimentos e Métodos do Atendimento (DPPMAT) e gerente do projeto, Ailton Nunes, receberam o prêmio em nome de todos os servidores que contribuíram para o sucesso da iniciativa. “Foi com muita alegria que recebemos o prêmio de inovação do INSS Digital. É um reconhecimento por todo esse trabalho da equipe que vem, desde 2017, desenvolvendo esse esforço no sentido de modernizar, digitalizar e fazer com que a inovação e a tecnologia sejam instrumentos de eficiência para o INSS e para o cidadão brasileiro”, ressaltou Garcia.
Ao se dizer lisonjeado em ver o reconhecimento pelo trabalho feito pelos servidores da Casa, Ailton Nunes enfatizou a importância pelo reconhecimento de uma iniciativa que tem impacto tanto pra servidores, quanto para os segurados e para toda a sociedade. “O INSS Digital foi só o primeiro passo dentro um longo caminho que estamos seguindo, com o Meu INSS e a concessão automática, por exemplo. O Instituto de fato mudou e é legal saber que a mudança não aconteceu apenas com um servidor ou com um grupo pequeno, mas com todos os servidores que, diariamente, vêm nos ajudando a fazer esse trabalho cada vez melhor”, completou.
Os ganhadores passarão a compor o Banco de Soluções e o Repositório Institucional da Enap e estarão automaticamente habilitados a participar de eventos organizados ou viabilizados pela Escola e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, aprimorar e disseminar a inovação no setor público.
O concurso
O Concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A premiação valoriza as equipes de servidores públicos dedicadas a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que gerem melhoria na gestão das organizações e nas políticas e serviços públicos entregues à sociedade.
O concurso abrange três categorias: inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal, inovação em serviços e políticas públicas no Poder Executivo Federal, inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital. Os critérios de avaliação foram: inovação, resultados e/ou impactos, utilização eficiente de recursos, parcerias, participação dos beneficiários, mecanismos de transparência e controle social, grau de replicabilidade e grau de sustentabilidade.
O INSS Digital
Desenvolvido por servidores, o INSS Digital propiciou a tramitação eletrônica de processos nas agências, o estabelecimento de parcerias com organizações, a ampliação da recepção dos requerimentos e a ampliação da oferta de canais remotos para o segurado. Um dos destaques é o Meu INSS, que já conta com mais de 15 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil. A Dataprev é parceira na iniciativa, sendo a responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos programas utilizados pelo INSS Digital.
Semana de Inovação
A premiação ocorreu após a abertura da 4ª Semana de Inovação, organizada pelo Ministério do Planejamento e Gestão, durante a qual o presidente Michel Temer lançou a Rede Nacional de Governo Digital, a Rede Gov.br. O objetivo do projeto é integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas e, assim, reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais.
Em sua fala, o presidente Temer ressaltou a importância de se debater o serviço público para o futuro, que passa, necessariamente, pela “absorção de novas tecnologias e pelo emprego da inovação em benefício das pessoas”. “O fato é que a nossa sociedade é cada vez mais digital (…) A Administração Pública, por isso mesmo, tem que se adaptar a essa realidade que se renova a cada dia e é isso que o cidadão espera: serviços públicos a altura do nosso tempo, mais ágeis e de qualidade e uma atuação mais racional do estado brasileiro”, pontuou.
ACS/INSS