Notícias
Projeto Cavalo Nordestino avança nas visitas aos municípios do estado da Paraíba
O Projeto Conservação para a seleção e valorização do Cavalo Nordestino na Paraíba visitou na semana passada, mais 10 municípios que fazem parte da área de abrangência do Projeto. Desta vez, os locais percorridos foram: Pombal, Sousa, Cajazeiras, Marizópolis, Vieirópolis, Lastro, Aparecida, Coxixola, Barra de Santa Rosa e Lagoa Seca.
A ação, que tem como objetivo realizar estudos visando fortalecer o resgate, a conservação e a valorização do Cavalo Nordestino no Estado da Paraíba, já encontra-se em processo de finalização da primeira etapa, com um banco de dados com 300 animais e 120 criadores.
Nesta fase, a pesquisadora bolsista Dra. Neila Ribeiro responsável técnica pelo projeto, está realizando o estudo demográfico e definindo a situação de risco ou grau de ameaça do Cavalo Nordestino (CN), bem como caracterizando os aspectos morfoestruturais e funcional. No momento das visitas, as propriedades são georreferenciadas e são realizadas as entrevistas com os criadores, utilizando-se um questionário com perguntas diretas e objetivas.
Atualmente constam no projeto 59 municípios, onde 30 já visitados e 3 segundo as Secretarias de Agricultura e Cooperativas não foram encontrados animais da raça, são eles: São Domingos do Cariri, Monteiro e Taperoá.
A próxima etapa do Projeto que está prevista para começar na próxima semana, consiste na análise do sêmen do CN, com o objetivo de promover o fortalecimento da criação do Cavalo Nordestino como também do Núcleo de Conservação do Cavalo Nordestino no Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI).
Saiba mais aqui.
Pesquisador Responsável: Geovergue Medeiros