Notícias
Programa Futuras Cientistas: Pesquisadoras da área de Solos e Mineralogia do INSA/MCTI atuarão na imersão científica de 2023
As pesquisadoras bolsistas PCI da área de Solos e Mineralogia do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) Letícia Moro, Kalline de Almeida Alves Carneiro e Érica Olandini Lambais, obtiveram aprovação no Edital No 4/2022/SEI-CETENE para a execução de plano de trabalho na imersão científica de 2023 do programa Futuras Cientistas.
O programa possibilita a participação de meninas da rede pública estadual de ensino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, estimulando e valorizando a equidade de gênero.
Durante o próximo mês de janeiro será realizada a imersão científica de forma remota com cinco alunas do 2° ano do ensino médio, as quais serão tutoradas pelas pesquisadoras do INSA/MCTI através da execução do plano de trabalho intitulado “A importância do solo em nosso cotidiano”. O objetivo das atividades que serão desenvolvidas é conscientizar as alunas de que o solo é a base da sustentação de toda a vida existente no planeta Terra, pois, aprender sobre o solo possibilita entender a sua importância e como conservá-lo para preservar as suas funções químicas, físicas e biológicas na natureza.
As atividades realizadas, sobre a contextualização dos experimentos com solos, serão desenvolvidas conforme a realidade das participantes, tendo como auxílio a percepção do solo em seu contexto local. Para tanto, as práticas experimentais serão realizadas com a participação ativa das meninas, como agente ativo do seu próprio processo científico, desde a discussão que antecede a realização dos experimentos, obtenção dos materiais necessários, delineamento de hipóteses, execução do experimento, organização e discussão dos resultados, sendo diretamente auxiliadas pelas pesquisadoras tutoras. Desta forma, após a finalização da imersão as participantes terão condições de prosseguir construindo o seu próprio conhecimento científico e intelectual.
A imersão será dividida em quatro etapas. A primeira contará com a explanação de alguns problemas causadores da degradação de solos e seus impactos no meio ambiente. Em seguida será realizado o experimento “Efeito da compactação e salinidade de solos no crescimento de plantas”. A segunda etapa constará com a explicação da importância da cobertura vegetal para a conservação dos solos, onde será desenvolvido o experimento “Decomposição da matéria orgânica do solo”. Já a terceira etapa apresentará a temática da elucidação sobre poluição do solo e fauna do solo como indicadores de qualidade, o qual terá como experimento “Ensaio de fuga com minhocas”. Na quarta e última etapa do projeto será feito um resumo sobre toda atividade teórica e prática que foi realizada durante as 3 semanas de experimentos, visando assim a apresentação dos resultados e escrita de relatórios.
Pesquisador responsável: Alexandre Bakker