Notícias
Produção Animal do INSA/MCTI participou de oficina sobre Raças Nativas do Semiárido
Na manhã desta terça-feira, 29, pesquisadores PCI do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) participaram da 2ª Oficina Interterritorial sobre Ecótipos, Raças Nativas dos Caprinos e Ovinos e Manejo Reprodutivo Conservacionista, uma atividade do projeto de “Fortalecimento de Sistemas Familiares de Criação Animal com Raças Nativas na Paraíba”.
Entre os participantes, famílias agricultoras de 4 territórios da Articulação do Semiárido Paraibano - ASA Paraíba: Coletivo ASA Cariri Oriental - CASACO; Fórum de Lideranças do Agreste - FOLIA; Polo Sindical e de Organizações da Agricultura Familiar - POLO e Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri e Seridó - COLETIVO, além de técnicas (os) das organizações sociais, estudantes, professoras e pesquisadoras (es).
Foram abordados temas como ‘Apresentação dos Ecótipos e Raças Nativas de Caprinos e Ovinos’, ‘Características comuns de ecótipos e raças nativas de caprinos e ovinos no semiárido’, ‘Critérios locais para escolha de reprodutores e matrizes e Manejo Reprodutivo Conservacionista.
A oficina foi realizada no Centro Diocesano do Tambor, em Campina Grande, contando com a colaboração da Profa. Norma Ribeiro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); dos Pesquisadores PCI da área de Sistemas de Produção Animal do INSA/MCTI, Neila Ribeiro e Severino Guilherme; além da Pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos Nívea Felisberto.
O projeto é realizado pela ASA Paraíba em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com o apoio do INSA/MCTI, UFRPE e Embrapa Caprinos e Ovinos, entre outras instituições.
Pesquisador responsável: Geovergue Medeiros