Notícias
Pesquisadores do INSA/MCTI utilizam método inovador para analisar qualidade dos solos do Semiárido
Cromatogramas de solos do Semiárido - Na imagem, Erika Graciano de Vasconcelos e David Melo
O Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), vem desenvolvendo, através das áreas de Solos e Mineralogia e Desertificação e agroecologia, uma avaliação da qualidade dos solos por meio da técnica de cromatografia em papel.
Esse estudo que avalia diferentes classes de solos em áreas de preservação, agrícolas e degradadas no Semiárido brasileiro, tem como objetivo analisar de forma integral as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos.
A cromatografia em papel é uma ferramenta analítica influente que permite realizar o estudo utilizando apenas uma pequena quantidade de material. Essas informações podem permitir aos técnicos e agricultores identificar possíveis deficiências de nutrientes e a qualidade dos solos com o intuito de manejar de forma adequada os solos da região Semiárida.
O estudo está sendo desenvolvido por uma equipe composta por pesquisadores do INSA/MCTI, dentre eles Alexandre Bakker e Aldrin Perez, pesquisadores titulares do instituto, além dos pesquisadores bolsistas/PCI Erika Graciano de Vasconcelos, David Melo, Alysson Lima, Rodrigo Macedo, Erica Lambais, Francisco Mesquita, Raimundo Nonato e Letícia Moro.
A previsão é de que a pesquisa seja concluída no ano de 2023.
Pesquisadores responsáveis: Alexandre Bakker e Aldrin Perez