Notícias
Pesquisa bibliométrica sobre Pitaya é tema de artigo
- Foto: WDS Melo
O artigo “Pitaya (Hylocereus spp.): revisão bibliométrica e sistêmica, com recorte temporal na atualidade por meio do Wos”, de autoria do Dr. Thiago Ferreira, MSc. Alysson Lima e Dr. Aldrin Perez, da área de Desertificação e Agroecologia do Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e Dr. Rivelino Gomes, da Universidade Federal da Bahia, foi publicado no mês de agosto de 2021, no periódico Principia.
Para a pesquisa de revisão bibliométrica e sistêmica que reúne as interações sobre as temáticas que interligam os conhecimentos sobre a planta, os autores inseriram o termo Hylocereus (Cactaceae). Esse é um gênero vegetal cultivado em diversos ambientes no planeta e seus frutos são descritos pelo nome genérico de Pitaia. A resposta da análise bibliométrica, ilustrada pela imagem, mostra que a grande maioria dos artigos publicados sobre o referido gênero descrevem sobre ecofisiologia, tecnologias produtivas e a extração de moléculas para fins industriais. Segundo o Dr. Thiago Ferreira, “é bastante incipiente a pesquisa sobre a produção sustentável de pitaias no semiárido brasileiro, mesmo com a potencialidade de promoção da cadeia produtiva na região”.
A produção de pitaias no semiárido, de acordo com o artigo, pode ser um aporte importante para a geração de renda e segurança alimentar. Contudo, deve-se considerar a necessidade de investimento em pesquisas com esta temática em diversas áreas do conhecimento como vital para a suplementação de tal processo.
Confira o artigo completo aqui.
Pesquisador responsável: Aldrin Perez