Notícias
INSA/MCTI realizou doação de palma em 09 estados do Semiárido
Pesquisadores bolsistas do INSA tiveram importante atuação no projeto - Foto: Divulgação/INSA
O INSA/MCTI em parceria com o PDHC/MDA e Fida, realizou, entre os dias 15 de novembro e 30 de dezembro de 2024, a primeira colheita dos 110 campos de palma das unidades familiares do Projeto Produção de Palma Forrageira e Reuso Agrícola: alternativa para convivência com o Semiárido. A colheita é destinada à doação das raquetes sementes de palma forrageira para famílias agricultoras de forma individual ou através de associações, visando formar novos campos e ampliar o suporte forrageiro.
Estiveram envolvidos todos os pesquisadores bolsistas que atuaram no projeto: a Agrônoma Maria Luiza Medeiros, nos municípios de Jardim de Angicos, Pedra Preta e Lajes no estado do Rio Grande do Norte; o Agrônomo Antônio Elizeneudo nos municípios de Alto Santo, Iracema e Jaguaribe no estado do Ceará; o Agrônomo Rodrigo Borges nos municípios de Brejinho, São José do Egito e Tuparetama, Pernambuco; o Agrônomo Antônio Roberto Martins, no município de Poço Redondo, Sergipe; a Agrônoma Evillyn Alves nos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Água Branca, Canapi e Mata Grande em Alagoas; a Agrônoma Jayny Mirela nos municípios de Francisco Sá, Capitão Enéas e Janaúba em Minas Gerais; o Agrônomo Elder Lira nos municípios de Prata, Amparo e Ouro Velho no estado da Paraíba; a Gestora Ambiental Maria de Fátima, nos municípios de Remanso e Pilão Arcado, Bahia, e o Agrônomo Eduardo Araújo no município de São Lourenço do Piauí, no Piauí. O acompanhamento dos trabalhos dos bolsistas foi realizado pela Coordenadora do projeto, Dra. Jucilene Araújo.
As diversas programações que aconteceram simultaneamente nos 24 municípios dos 9 estados contemplados, tiveram dias de campo envolvendo parceiros locais, como empresas estaduais de assistência técnica, secretarias municipais de agricultura e associações locais, Organizações como: IRPAA, MPA, SENAR, bem como colheitas e doações de família a família agricultora.
A ação concretiza a meta de doação de palma do projeto, disponibilizando para doação aproximadamente 2 milhões de raquetes sementes para formação de novos campos. Isso permite a ampliação do suporte forrageiro na região e a manutenção dos rebanhos em períodos de estiagens mais prolongadas, com melhoria da renda das famílias agricultoras.