Notícias
INSA/MCTI realiza doação de mudas para auxiliar no reflorestamento da Caatinga
Foram doadas aproximadamente 350 mudas - Foto: Divulgação / Blog Nova Palmeira
No último dia 02 de fevereiro, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da área de Desertificação e Agroecologia, realizou a doação de mudas para auxiliar no reflorestamento do bioma Caatinga. A ação contou com a parceria da ONG CENEP, que fica localizada no município de Nova Palmeira, no estado da Paraíba.
Ao todo, foram doadas aproximadamente 350 mudas das espécies barriguda, canafístula, umbu, baraúna, trapiá, aroeira, cumaru, jurema branca, favela, angico, catingueira, gliricídia e pitaya, que serão também utilizadas como futuras matérias primas sustentáveis para a produção de fitoterápicos, o que irá gerar renda e conhecimento aprimorado para os agricultores locais, que vão receber orientações de profissionais qualificados sobre a forma correta de plantar, coletar e preservar as plantas.
Para a coordenadora geral da ONG, Maria de Lourdes Gomes de Lima, práticas como esta, são fundamentais para preservação da Caatinga: "O reflorestamento é uma iniciativa desafiadora quando levamos em consideração o clima da região, mas é uma atitude que pode mudar o quadro atual e reverter a situação de desertificação. Nossa ONG CENEP vem realizando ações na área ambiental há mais de 30 anos, buscando conscientizar e informar a população sobre a importância de preservar a natureza, assim contribuindo com o meio ambiente e valorizando o nosso bioma".
*Com informações: Blog Nova Palmeira
Pesquisador responsável: Aldrin Peréz