Notícias
INSA/MCTI lança manual de produção de mudas de palma forrageira
Rebrota em campo de palma forrageira Orelha de Elefante plantado a partir de mudas de palma fracionadas - Foto: Alysson Lima
Pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicaram, na Revista da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, o artigo “Desenvolvimento inicial de plântulas de palma forrageira oriundas da técnica de fracionamento de cladódio” no primeiro semestre de 2021. O autor do artigo, Alysson Lima, pesquisador da área de Desertificação e Agroecologia do INSA/MCTI, pensando em alcançar um maior número de pessoas, produziu um manual técnico didático a partir dos dados da pesquisa publicados no artigo.
Esses dados que abordam a técnica do fracionamento da raquete na propagação e a produção de mudas de palma forrageira para o plantio no Semiárido brasileiro, foram adaptados de uma maneira ilustrada e didática no manual que já está disponível para download no site do INSA/MCTI. Com o título “Palma Forrageira no Semiárido Brasileiro – Produção de mudas por fracionamento da raquete: Por que Fazer? Como Fazer?”, o manual oferece, de forma explicativa, uma alternativa interessante de produzir mudas de palma forrageira resistente à cochonilha.
O manual que teve a colaboração e parceria dos pesquisadores Jucilene Araújo, coordenadora da área de Produção Vegetal do INSA/MCTI, Aldo Torres da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Vanessa Gomes do LABINSA, traz informações mais acessíveis ao produtor rural interessado na cultura da palma. Essas passam por todas as etapas de seu plantio no campo, apresentando dados de produção até os rendimentos de plantas após o primeiro corte.
Leia o artigo na íntegra aqui.
Clique aqui para baixar o Manual.
Pesquisador responsável: Dr. Aldrin Perez