Notícias
INSA/MCTI lança cartilha sobre cultivo in vitro para público infantojuvenil
Utilizando uma linguagem simples e divertida, com a utilização de ilustrações e jogos, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), por meio da área de Biodiversidade, lança a cartilha “Conhecendo o cultivo in vitro das cactáceas”, em busca de popularizar e difundir conhecimento científico entre as crianças e adolescentes.
O cultivo in vitro de plantas é uma técnica biotecnológica utilizada para diversos fins e trata-se do cultivo de forma asséptica de qualquer parte da planta em meio de cultura, sob condições controladas de temperatura, umidade e luminosidade, para gerar uma nova planta. No INSA/MCTI, este trabalho é desenvolvido com o objetivo de micropropagar e conservar diversas espécies de cactáceas.
Periodicamente o Instituto recebe um grande número de visitantes, entre eles crianças e adolescentes, que se encantam ao ver as plantas no processo de crescimento. Pensando nisso, as pesquisadoras Dra. Fabiane Costa e a bolsista Dra. Pollyana Karla da Silva, resolveram apresentar de forma simplificada o passo-a-passo do funcionamento do laboratório, os espaços utilizados, cuidados e processos que envolvem o cultivo in vitro de plantas.
A cartilha também aborda conteúdos importantes que estão relacionados ao cultivo in vitro, como: Conceito de Biotecnologia e suas aplicações; Cultura de tecidos; Micropropagação (clonagem in vitro); Para que utilizar a técnica do cultivo in vitro; importância da conservação de cactáceas, além de trazer atividades lúdicas e educativas a exemplo de caça palavras, labirinto, cruzadinha, atividades de desenhar e colorir, jogo de 7 erros e jogo da memória.
Acesse a cartilha: “Conhecendo o cultivo in vitro das cactáceas”.
Pesquisadora responsável: Fabiane Costa